EMPREGO

Dicas de como sair do desemprego em 2024

Especialista destaca que, para além do currículo perfeito, profissionais devem adotar postura disciplinada e de autoavaliação para reingressar no mercado de trabalho. Saiba mais.

Dicas de como sair do desemprego em 2024
Encontrar o emprego dos sonhos demanda planejamento estratégico e uma abordagem disciplinada, de acordo com especialistas. - Foto: Reprodução/Regionalzão Notícias

Iniciar o ano com carteira assinada é um dos mais importantes objetivos de profissionais que estão desempregados há muito tempo. No entanto, garantir uma oportunidade de trabalho após um longo período afastado pode ser um grande desafio que exige habilidades além das experiências profissionais citadas em currículos.

De acordo com especialistas de Recursos Humanos, planejamento, rotina, disciplina, comprometimento, autoconhecimento, qualificação e muita pesquisa são fatores essenciais para sair da desocupação.

“A postura dos profissionais que buscam a recolocação deve ser a de iniciativa e preparação. Durante o período em que o candidato estiver desempregado, deve cuidar de dois aspectos muito relevantes: procurar emprego durante boa parte da jornada de trabalho que deveria estar, supostamente, trabalhando, e fazer cursos de atualização diversos, que podem ser encontrados em plataformas das mais variadas, sendo de instituições nacionais ou internacionais”, explica Sérgio Garcia, gerente executivo de gestão de pessoas em entrevista ao Correio Braziliense.

Encontrar o emprego dos sonhos demanda planejamento estratégico e uma abordagem disciplinada. Aqui estão algumas dicas fundamentais para orientar sua busca por oportunidades no mercado de trabalho:

Defina seus objetivos

Identifique claramente o que você deseja em termos de carreira, cargos e empresas de interesse. Essa definição direciona sua busca de forma mais eficaz.

Autoavaliação e flexibilidade

Avalie suas habilidades e qualidades, não apenas dentro de sua área de especialização, mas também considerando oportunidades em setores diferentes. A flexibilidade amplia suas possibilidades.

Crie uma rotina de busca

Trate a busca por emprego como um trabalho em si. Defina horários específicos para procurar vagas, estudar oportunidades, selecionar aquelas que mais se alinham aos seus objetivos e enviar currículos.

Seja disciplinado

Mantenha a disciplina, uma habilidade crucial não apenas durante a busca por emprego, mas também para o cenário crescente de trabalho remoto. A capacidade de manter-se focado é altamente valorizada.

Demonstre comprometimento

Esteja claro sobre seus objetivos e mostre comprometimento durante as entrevistas. A habilidade de permanecer focado sob pressão e comprometido com os resultados da empresa são traços essenciais.

Autoconhecimento é essencial

Conheça suas habilidades e trabalhe tanto nas competências técnicas quanto nas comportamentais. Desenvolver mecanismos para trabalhar em equipe e cumprir prazos é vital e evidenciará seu potencial.

Esteja sempre em busca de qualificação

Considere fazer cursos em áreas com alta demanda de contratação, como TI, administração, marketing e afins. Isso pode ser uma oportunidade para quem perdeu o emprego e busca se qualificar para novas áreas.

Pesquise sobre as empresas

Antes de uma entrevista, pesquise sobre a empresa e sua área de atuação. Conheça os valores da companhia, as oportunidades de crescimento e os treinamentos oferecidos. Utilize redes sociais profissionais para expandir sua rede e descobrir novas oportunidades.

Com mais de 5 mil vagas de emprego anunciadas, o Maringa.Com é o maior portal da região responsável por conectar empresas e profissionais. São diversas áreas de interesse disponíveis com vagas em formato home-office, com ou sem exigência de experiência, Jovem Aprendiz, estágio e até mesmo freelancer. Clique aqui e confira todas as vagas anunciadas em Empregos.

Maringa.Com, com informações do Correio Braziliense.
Por Gabrielle Nascimento