EMPREGO

Veja dicas de como montar o currículo ideal para pessoas com deficiência

O currículo é a chave de apresentação a uma vaga de trabalho e, por isso, deve ser monstado com estratégia para deixá-lo adequado e chamativo

Veja dicas de como montar o currículo ideal para pessoas com deficiência
É fundamental detalhar os tipos de aparelhos que utiliza e qual o tipo de infraestrutura que necessita para cumprir suas atividades profissionais. - Foto: Freepik

O currículo para pessoas com deficiência (PCD) exige informações específicas e para elaborá-lo da melhor maneira, todo cuidado e atenção é necessário. O currículo é a chave de apresentação a uma vaga de trabalho e, por isso, deve ser monstado com estratégia para deixá-lo adequado e chamativo - de uma maneira positiva. 

Assim como qualquer currículo, o currículo de um PCD exige informações pessoais, objetivo profissional, experiências, formação acadêmica, cursos e idiomas. O diferencial é que PCD devem incluir informações e detalhes sobre sua condição, se a deficência é auditiva, intelectual, etc. É fundamental detalhar os tipos de aparelhos que utiliza e qual o tipo de infraestrutura que necessita para cumprir suas atividades profissionais. 

INFORMAÇÕES PESSOAIS E OBJETIVOS PROFISSIONAIS – Em informações pessoais, insira nome, nacionalidade, estado civil, idade, endereço, e contatos (e-mail e telefone). Todas as informações devem estar atualizadas para evitar qualquer tipo de desencontro, como por exemplo um telefone ou e-mail digitado incorretamente. 

Em objetivos profissionais é importante destacar os cargos em que se interessa. Geralmente essa informação coincide com a vaga a qual se candidata ou é relacionada. Essa informação é importante para que o recrutador saiba seus objetivos e intenções na empresa, possibilitando que seja selecionado para uma entrevista.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO – Nestes campos deve ser informado todas as experiências profissional (se houver), iniciando pela mais recente até a mais antiga. É importante informar corretamente o nome da empresa, o cargo que ocupou e qual foi o período trabalhado. Detalhar as atividades exercidas de maneira mais detalhada é mais uma chance de atrair a atenção dos recrutadores. 

Para a formação escolar e graduação, a regra é a mesma. Informar o curso ou nível escolar, nome da instituição e ano de conclusão são fundamentais.

CURRÍCULO COMPLETO – Se você estudou um idioma estrangeiro, por exemplo, não deixe de incluir a informação no currículo. Para cada idioma, indique seu nível de leitura, escrita e conversação. Cursos complementares também são válidos. Por exemplo curso de Excel, Pacote Office e outros devem ser inclusos no currículo.

NECESSIDADES ESPECIAIS – É recomendável detalhar suas necessidades especiais, se for o caso, como tipos de aparelhos que utiliza e infraestrutura necessária para realizar suas atividades. Por exemplo, cão-guia, acompanhantes ou outros tipos de limitações ou especificidades. Você também pode informar o número do CID (Código Internacional de Doenças), dizer se tem laudo médico ou do INSS e qual seu grau de deficiência. 

Antes de finalizar o currículo ou enviá-lo é importante reler tudo para conferir se as informações estão corretas. Se possível, peça que outra pessoa releia tudo para saber se o currículo está bem escrito. Muitas vezes, a pessoa que escreve acaba não percebendo alguns erros que ficam pelo caminho. 

SERVIÇO – Acesse Empregos e crie agora mesmo um currículo para conferir todas as vagas disponíveis para Pessoas com Deficiência no filtro "PCD". 

Maringa.Com