UEM

Vestibular 2020 da UEM será realizado em fevereiro de 2021

Vestibular unirá edição de Inverno e Verão com oferta de 2,9 mil vagas.

Vestibular 2020 da UEM será realizado em fevereiro de 2021
O Vestibular 2020, que soma as vagas dos vestibulares de Inverno e Verão, será o primeiro da história da UEM a disponibilizar cotas para negros (pretos e pardos). - Foto: Divulgação UEM

O Vestibular de Inverno 2020 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que havia sido suspenso em março, em razão da pandemia da covid-19, ocorrerá junto ao Vestibular de Verão 2020. De acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), o agora denominado Vestibular 2020 tem data prevista para 7 e 8 de fevereiro de 2021, com oferta de 2.989 vagas.

O Vestibular 2020, que soma as vagas dos vestibulares de Inverno e Verão, será o primeiro da história da UEM a disponibilizar cotas para negros (pretos e pardos). As cotas sociais, já tradicionais, também serão mantidas. O período de inscrições para este processo seletivo ainda não foi definido. Embora esteja previsto para 14 de setembro a 26 de outubro, tais datas serão confirmadas pela CVU em momento oportuno.

Como medida de segurança à saúde pública, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde‎ e do Ministério da Saúde, e para dar oportunidade mais justa aos candidatos, a junção dos vestibulares se deu por meio de ato executivo 006/2020, assinado nesta sexta-feira (29) pelo reitor Julio César Damasceno após ele receber pedido formal da CVU mediante ofício 026/2020. Posteriormente, o ato executivo deverá ser apreciado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM.

A decisão da UEM considera diversos aspectos, dentre os quais Maria Raquel Marçal Natali, presidente da CVU, destaca: incertezas de como a pandemia se comportará nos próximos meses; calendário escolar do ensino médio do Paraná com previsão de término na primeira quinzena de dezembro de 2020; instituições do Estado e do país, inclusive o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estão reprogramando seus eventos.

Cidades onde haverá provas – De acordo com a CVU, o Vestibular 2020 da UEM ocorrerá em 11 municípios do Paraná: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

PAS e Vestibular EAD – O ato executivo da UEM coloca como 28 de fevereiro de 2021 a data prevista para realização do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020, com 747 vagas, e do Vestibular EAD, com 900 vagas. As graduações a distância a serem oferecidas são: Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, Letras: Português-Inglês e Pedagogia.

Universidade Estadual de Maringá