EMPREGO

Veja quais são os principais tipos de entrevista de emprego

Veja dicas de como se sair bem em entrevistas focadas em currículo, valores, análise de caso ou até mesmo em estresse.

Veja quais são os principais tipos de entrevista de emprego
Confira alguns dos principais tipos de entrevistas no processo seletivo de acordo com especialistas em RH. - Foto: Reprodução/People Minin'

Apesar de existirem diversas empresas com ideais, valores e objetivos distintos, os processos seletivos, na maioria das vezes, seguem um padrão que pode ser dividido em tipos. Desde as entrevistas mais tradicionais em que o recrutador repassa o currículo e faz perguntas, tira dúvidas, até aqueles mais inesperados, com perguntas esquisitas ou que levam o candidato a um pico de estresse propositalmente.

Não há maneira de prever como uma entrevista de emprego será, mas existem dicas importantes que podem fazer com que o candidato se prepare melhor e não tenha tantas surpresas no momento da avaliação. Confira alguns dos principais tipos de entrevistas no processo seletivo de acordo com especialistas em RH.

CURRÍCULO – A entrevista por currículo tende a ser a mais tradicional entre as empresas. Neste tipo de processo seletivo, o recrutador  questiona o candidato sobre experiências anteriores, habilidades, objetivos profissionais e demais informações presentes em seu currículo. 

De acordo com a sócia-diretora da Loite (empresa de orientação a jovens para carreira), Fernanda Thees, “nesse tipo de conversa, em que as perguntas são mais abertas, o candidato tem oportunidade de escolher que pontos quer enfatizar e que pontos prefere deixar de lado”.

Neste tipo de entrevista pode haver questionamentos sobre competências. O candidato pode mostrar como fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema em determinada empresa, por exemplo. Neste tipo de entrevista, qualquer mentira no currículo pode ser o estopim para ser rejeitado.

VALORES – Especialista em recrutamento e seleção, Denise Barreto, diz que entrevista por valores é um formato que se torna cada vez mais popular. Neste tipo, o recrutador questiona o candidato sobre questões que aponte relações entre motivações profissionais e a cultura da empresa. Por isso, é fundamental conhecer a corporação pela qual é chamado para uma entrevista com antecedência.

ANÁLISE DE CASO – Há também a entrevista baseada em análise de caso, quando o entrevistado precisa explicar como resolveria um desafio proposto pelo recrutador. O desafio pode ser real ou hipotético, o que importa é a capacidade de o candidato avaliar a situação e propor soluções com base no seu conhecimento e na sua agilidade de raciocínio. É um dos tipos de entrevista de emprego mais desafiadora e que exige expertise do candidato.

POR ESTRESSE – Em casos mais raros, há as entrevistas esquisitas e que apelam para o estresse do candidato. Questões aparentemente sem nexo e fora de contexto podem aparecer para avaliar estrutura lógica, de criatividade e análise do candidato. “Normalmente são mais aplicadas em processos de Consultorias de Gestão e Mercado Financeiro,” afirma Denise.

Em entrevistas do Mercado Financeiro, já foi comum utilizar a entrevista por estresse. “Essa técnica caiu em desuso depois da Avaliação por Competência, que pode levar à mesma conclusão sem expor o candidato”, conta. “Hoje, a recomendação é proporcionar à pessoa uma experiência positiva e de aprendizado ao longo do processo seletivo, visto que qualquer entrevista é estressante por natureza” afirma a especialista.

SERVIÇO – Em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Cadastre e se candidate gratuitamente em vagas disponíveis em Empregos.

Maringá.com