EMPREGO

Veja dicas de como responder às perguntas difíceis durante a entrevista

Veja dicas de como responder às perguntas difíceis durante a entrevista
Algumas perguntas temidas pelos candidatos podem ser uma vantagem durante a entrevista se analisadas antecipadamente. - Foto: Secom/Maurício Vieira
Durante uma entrevista de emprego, o nervosismo e ansiedade podem ser fatores que atrapalham o desenvolvimento do candidato durante perguntas, desde as mais simples às mais complexas. Algumas podem ser contornadas de maneira inteligente e sem prejudicar o desenvolvimento da entrevista. Entre as mais desconfortáveis estão “qual a pretensão salarial?”, “por que saiu do emprego anterior?”, “quais são os seus defeitos?” e “por que você deve ser contratado pela nossa empresa?”. Confira algumas dicas e sugestões para não se prejudicar durante a entrevista e garantir a vaga.

Qual a pretensão salarial?

Quando questionado sobre pretensão salarial, o candidato deve destacar o interesse em receber o valor de acordo com o mercado de trabalho. Uma boa tática é indicar a atual faixa salarial, sem a inclusão de bônus ou comissões e se demonstrar flexível à propostas é fundamental.

Se o candidato já possui um emprego, o poder de negociação pode ser maior, já que não depende da proposta oferecida. Nestes casos, é interessante destacar o intuito em receber mais que o atual emprego, também situando do empregador de qual é a atual renda. Ainda sim, com o poder de negociação, demonstrar flexibilidade é fundamental.

Por que saiu do emprego anterior?

Esta pergunta é delicada e deve apresentar uma resposta honesta. Se o motivo for uma demissão devido a corte de gastos, por exemplo, é possível amenizar a situação destacando a quantidade de funcionários demitidos. Em casos como este de demissão, o empregador não possui uma má visão do candidato, pois considera que a demissão ocorreu por questões externas e que não afetam o perfil do profissional em si.

Ao justificar a saída da empresa anterior, falar mal do antigo ambiente de trabalho, colegas e chefes pode ser mais prejudicial do que esclarecedor. O importante é destacar qualidades, plano de carreira e afirmar a busca por melhores oportunidades e crescimento profissional.

Quais são seus defeitos?

A maioria dos candidatos tendem a se esquivar desta questão abordando defeitos não tão comprometedores, como perfeccionismo, impaciência, autocrítica e afins. A melhor resposta para este momento da entrevista é abordar características técnicas e não pessoais. A ausência de uma especialização, um curso de idiomas ou até mesmo uma pós-graduação podem ser boas alternativas, se não foram afetar diretamente no perfil e requisitos da vaga. Ao destacar os defeitos, esclareça sempre os objetivos em suprir estes desfalques.

Por que deve ser contratado pela nossa empresa?

Perante esta questão, a melhor sugestão é continuar destacando suas habilidades, qualificações e objetivos que sejam relevantes para a empresa e a vaga ofertada, além de apresentar os resultados obtidos em outros empregos, demonstrando entusiasmo, proatividade e força de vontade.

É importante lembrar que as questões realizadas durante uma entrevista de emprego abordam unicamente o perfil profissional do candidato. Ao excluir respostas pessoais, o caminho para não se prejudicar ou se perder durante a entrevista já está previamente estabelecido.

Serviço

Em busca do emprego ideal? Acesse Empregos e confira as oportunidades oferecidas diariamente no portal.

Maringá.com