EMPREGO

Veja dicas de como se preparar para uma entrevista por vídeo

Veja dicas de como se preparar para uma entrevista por vídeo
Em tempos de coronavírus, algumas empresas seguem em funcionamento e precisam de reforços. Para evitar o contato, vídeo chamadas para entrevistas tendem a ser a alternativa. - Foto: pressfoto/Freepik
No atual momento de pandemia do Covid-19, algumas etapas do processo seletivo, como a entrevista, realizada por vídeo podem se tornar cada vez mais frequentes quando se procura um emprego. Através de ferramentas de câmera presentes em notebooks e até mesmo smartphones, a qualidade da entrevista deve ser um diferencial. Por isso, separamos algumas dicas importantes.

ROUPA ADEQUADA – A entrevista online é tão formal quanto a presencial. Se você usar determinada roupa na entrevista tradicional, deve se preparar da mesma maneira para uma entrevista por vídeo chamada. Isso demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para a ocasião.

EQUIPAMENTOS E CONEXÃO – Verifique se seus equipamentos funcionam corretamente. Microfones, câmera e principalmente a conexão com a internet. Imprevistos sempre acontecem, às evitá-los ao máximo pode ser fundamental para uma entrevista bem sucedida.

LUGAR APROPRIADO – O lugar escolhido para realizar a gravação deve ser apropriado. Boa iluminação, sem muitos ruídos e principalmente com um cenário que não distraia o contratante. Posters, decoração chamativas devem ser evitadas. Se possível, opte por fundos brancos ou apenas com objetos simples. Tudo que pode atrapalhar a conversa deve ser evitado.

PREPARE-SE – Assim como em entrevistas presenciais, preparar e fazer ‘a lição de casa’ antes de uma entrevista é essencial. Pesquise sobre a empresa, seus ideais, entenda o segmento, concorrência, imprensa, notícias e redes sociais. Essa pesquisa demonstra interesse no negócio da empresa e em seu trabalho, além de ser possível identificar se os seus valores pessoais estão de acordo com os da organização.

MARKETING PROFISSIONAL – Mesmo por uma entrevista com videochamada, o recrutador espera uma boa comunicação, expondo suas competências e seus principais resultados sem nervosismo, gaguejos e com olhar direto para ele, no caso, a câmera. Não poupe esforços e procure agir como se estivesse de fato frente a frente com o interlocutor.

SERVIÇO – Em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Confira as vagas disponíveis acessando Empregos.

Maringá.com