EMPREGO

Veja dicas de como tirar a foto ideal para o currículo

Veja dicas de como tirar a foto ideal para o currículo
Alguns detalhes a serem considerados na escolha da fotografia podem ser decisivos na garantia de uma vaga. - Foto: Nereu de Almeida/Agencia RBS
Ao elaborar um currículo, adicionar ou não um foto pode ser uma opção decisiva para garantir uma entrevista ou até mesmo uma vaga de emprego. Algumas empresas exigem fotos no documento de perfil profissional, mas qual foto deve-se utilizar? Na escolha de uma foto ideal, alguns aspectos podem ser levados em consideração para se destacar profissionalmente.

Para garantir uma boa fotografia de currículo não é necessário equipamentos profissionais de iluminação ou um estúdio, basta apenas apresentar uma imagem neutra, de qualidade e com um toque de simpatia pois, no mercado de trabalho, a primeira impressão é sempre a que fica - principalmente durante uma seleção.

Uma das principais dicas é utilizar uma foto em que o candidato esteja sozinho, sem familiares ou animais de estimação. Imagens em coletivo podem confundir o entrevistador e estar acompanhado de animais de estimação pode não passar a credibilidade profissional pela qual a empresa procura. Um currículo com esse tipo de fotografia pode ser facilmente descartado.

Ainda sobre imagem pessoal, a vestimenta, mesmo que não muito aparente, deve ser considerada na foto do perfil profissional. Evite camisas de time, abadás ou vestimentas que demonstrem religiosidade ou posicionamento político. Opte por roupas neutras, sem decotes ou mangas cavadas e fotos sem camisa, nem pensar. O excesso de acessórios e maquiagem também pode ser prejudicial para a imagem profissional do candidato.

Lembre-se que neutralidade é a melhor alternativa, por isso, evite maquiagens marcantes, óculos de sol e mantenha os cabelos organizados, sem atrapalhar a visibilidade do rosto. Um sorriso pode ser um excelente elemento para atrair atenção e passar uma imagem simpática e aberta ao entrevistador.

Um pouco de empenho em pequenos detalhes, como na fotografia, podem fazer grande diferença na escolha final de um contratante. Uma das vantagens em manter uma boa foto no currículo é a facilidade do empregador em lembrar-se melhor do candidato ou da entrevista em si, além de passar uma boa impressão e imagem simpática de imediato.

Serviço

Após essas dicas, que tal atualizar a foto do currículo? Acesse Empregos, edite o perfil e envie currículos para centenas de vagas disponíveis no portal.

Maringá.com