EMPREGO

Veja dicas de como se destacar na seleção mesmo sem experiência profissional

Veja dicas de como se destacar na seleção mesmo sem experiência profissional
Saiba como destacar e promover suas habilidades, a falta de experiência nem sempre é um defeito.
Um dos maiores receios para alguém que nunca trabalhou se candidatar a uma vaga de emprego é a falta de experiência profissional. A concorrência com diversos candidatos e o nervosismo por um primeiro contato com o mercado de trabalho podem influenciar diretamente na autoconfiança.

Mesmo que seja importante para algumas áreas e empresas, a garantia de um primeiro emprego vai muito além de uma lista de empresas pela qual o candidato já passou. Confira algumas dicas primordiais para agregar valor ao seu currículo e conquistar o primeiro emprego.

Redigir o currículo de forma clara, organizada e objetiva é fundamental. Priorize informações relevantes, como cursos complementares, palestras das quais participou, projetos que desenvolveu na escola ou faculdade e até mesmo cursos online podem fazer grande diferença na hora da seleção.

Cursos rápidos de informática, idiomas ou até mesmo sobre áreas específicas como logística ou administração, por exemplo, podem fazer o currículo se destacar entre tantos outros. Para um curso, projeto ou palestra ser válida é importante que tenha algum certificado ou documentação que prove e valide sua participação.

Aos candidatos que não possuem cursos ou projetos certificados, destacar habilidades é uma boa alternativa. As habilidades a serem destacadas podem ser atividades e conhecimentos que possui ou aprendeu de forma autônoma como, por exemplo, informática e programação básica, que podem ser aprendidas através de tutoriais na internet. Destacar habilidades relevantes pode ser a chave para garantir uma entrevista de emprego.

Na busca pela primeira oportunidade de emprego, dê prioridade a vagas que não exigem ou que não deixam clara a necessidade de experiência. Considere suas habilidades e compare-as com os requisitos e funções da vaga e auto avalie sua aptidão. Se estiver fazendo faculdade ou algum curso específico, priorize a área.

Caso não tenha nenhum curso ou habilidade desenvolvida, a melhor alternativa é investir tempo nisso. Busque cursos rápidos online e participe de projetos extracurriculares. Além de proporcionar conhecimento, são atividades que agregam valor ao currículo.

Busque vagas que exijam funções das quais já possui habilidade prévia. Algumas vagas e funções podem exigir atividades que o candidato já tenha um conhecimento básico, mesmo sem experiência e às vezes as empresas podem preferir futuros funcionários sem experiência, devido a possibilidade de moldá-lo da maneira que a empresa funciona e exige.

Serviço:

Acesse Empregos e confira as vagas disponíveis para Maringá e região, incluindo funções como Jovem Aprendiz, Estagiário e Trainee, que não exigem experiência e podem agregar ao seu currículo para alguma oportunidade futura.

Maringá.com