ESPORTE

Atleta maringaense ganha vaga na Seleção Brasileira de Atletismo

A maringaense Claudine Paola Gimenzes de Jesus, 16 anos, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis, realizado neste final de semana no Estádio Willie Davids, na Vila Olímpica.

A atleta de Maringá conquistou o segundo lugar no salto triplo e garantiu uma vaga na Seleção Brasileira de Atletismo Juvenis. Devido à boa colocação, Claudine vai competir no Sul-amerincano de Atletismo, que ocorrerá de 23 a 25 deste mês, em Medellín, na Colômbia.

O técnico de Claudine, Mauro Inácio de Paula, comemora a classificação da atleta. “Ela superou as expectativas em uma competição de alto nível que teve inclusive muitas quebras de recordes”, elogia o treinador orgulhoso pela colocação de Claudine, que do décimo lugar no ranking, passou a ocupar o segundo.

Cerca de 500 atletas de 26 estados diferentes, com idade até 19 anos, disputaram 20 modalidades, entre elas arremesso de peso; 100/400/1.500 e 10.000 metros rasos; 100 metros com barreira; lançamento de dardo e de disco; salto com vara; salto triplo; salto em altura e salto em distância. Os dois primeiros colocados em cada prova, nas categorias masculino e feminino, foram convocados para o campeonato Sul-Americano.

Outros destaques

No primeiro dia de competição, sábado (10), a segunda etapa teve como destaque o barreirista de São Paulo, João Vítor de Oliveira, que venceu com novo recorde do torneio, na prova de 110 m com barreiras.

João Vitor correu a prova em 13.75 e melhorou em sete centésimos de segundo o recorde do campeonato, que era de 13.85, e pertencia a Thiago Carahyba havia 9 anos. Lucas da Silva Carvalho levou a prata, com 14.11, e Heliel Greguri de Lima Gregório, o bronze, com 14.38, ambos também atletas de São Paulo. "Foi uma prova boa, ainda mais que estou voltando de lesão. O objetivo deste ano é ir bem no Sul-Americano no final do mês, e superar novamente o recorde que já é meu. Agora vou me preparar para os 400 m com barreiras", disse o atleta de 19 anos.

Maicon Almeida Santos, que compete por São Paulo, foi o grande destaque da terceira etapa do Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis, realizada no domingo (11), quando correu os 800 m em 1:48.91 e superou o recorde do Campeonato, que pertencia a Joaquim Cruz, ícone da prova, desde 1980, com 1:49.2. "Vencer a prova já é muito bom, é a recompensa de todo o trabalho feito. Bater um recorde tão antigo, que era do Joaquim, um campeão olímpico da prova (em Los Angeles 1984), me deixa muito mais feliz", disse o atleta, logo após a prova.