SEGURANÇA

Penitenciária de Maringá será inaugurada na próxima semana

O governador Roberto Requião anunciou, nesta segunda-feira (2), que a penitenciária de Maringá vai ser inaugurada na próxima semana.

Penitenciária de Maringá será inaugurada na próxima semana
- Foto: Roberto Corradini-SECS

A informação foi repassada no final da reunião semanal Mãos Limpas, quando o governador se reúne com autoridades ligadas à segurança pública. “São mais 980 vagas para presos no Paraná, eliminando a pressão sobre as delegacias de polícia. Estamos permanentemente discutindo as questões que viabilizam a melhoria constante da segurança pública no Paraná”, afirmou o governador.

A criação de novas vagas, segundo o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, vai possibilitar que o trabalho de polícia judiciária que é feito pela Polícia Civil possa apresentar resultados práticos ainda melhores. “Nós construímos 11 penitenciárias, dobramos o número de vagas no sistema penitenciário”, disse o secretário. “Aumentou muito o número de prisões feitas no Paraná”, completou.

Delazari ressaltou que o Paraná está em vantagem em relação a outros Estados porque construiu penitenciárias. “Temos um bom sistema penitenciário funcionando. Agora temos que administrar o problema da superpopulação nas delegacias”, disse o secretário. Segundo ele, com a construção da penitenciária de Maringá o problema da superlotação estará solucionado na cidade e na região. Para o secretário, é uma questão que se resolve com a ampliação das vagas. “O governo investe muito neste setor”, disse.

Ao se resolver o problema da superlotação nas delegacias também se resolve uma outra questão, que é colocar os policiais civis especificamente na função de polícia judiciária. “Cada vez que se inaugura uma nova unidade prisional, nós ocupamos essas vagas com presos que estão em delegacias. Isso faz com que se aumente a capacidade de exercício da atividade de polícia judiciária”, falou o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto.

AEN