CIDADE

Novo Terminal: Festa de entrega reúne multidão no Novo Centro

Um grande público participou no início da noite desta quarta-feira, dia 22, da cerimônia de entrega do novo terminal de transporte coletivo urbano de Maringá.

Novo Terminal: Festa de entrega reúne multidão no Novo Centro

A festa, que foi encerrada com um show da banda maringaense Brasil 2000,teve como patrocinadora a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Além de comemorativo à Semana Nacional do Trânsito, o evento serviu também para que a comunidade maringaense pudesse conhecer as
instalações do novo terminal.

A partir de agora, ele terá mais duas plataformas de embarque e desembarque localizadas paralelamente à plataforma principal. Em cada extremidade foram instalados dois sanitários - um masculino e outro feminino - construídos com material de acabamento de primeira qualidade.

"Procuramos adotar o mesmo padrão utilizado nos shoppings centers para oferecer o maior conforto possível aos usuários", afirma o secretário municipal dos Transportes, Renato Bariani. Ao longo da plataforma principal também entram em funcionamento quatro guichês duplos em formato de "S" que, divididos em duas unidades operacionais cada um, prestam serviços de atendimento aos usuários.

Neles já funcionam uma central de som, central de arrecadação (para pagamento de contas), posto de recarga de cartão, central de operação, revistaria,sorveteria e, em breve, uma cafeteria e um terminal eletrônico da Caixa
Econômica Federal, que permitirá aos trabalhadores terem acesso a informações e extratos do FGTS, PIS e outros benefícios.

Conforto e integração
Em cada um dos vários pilares de sustentação da cobertura foram instaladas lixeiras práticas e feitas em fibra de vidro, mesmo material usado nos 40 assentos para que os passageiros possam aguardar, sentados, a chegada dos ônibus.
Tótens em acrílico informando linhas e horários foram colocados em toda a extensão da plataforma principal, que também ganhou vários vasos com plantas ornamentais.

"É uma outra vista para a cidade e que causa boa impressão para quem chega à Maringá", diz a estudante do curso de Letras da UEM, Juliana Platero, ao fazer uma comparação com o "visual sujo de antes".

Para os funcionários da empresa de transporte coletivo que opera no terminal, o trabalho de engenharia realizado no local também facilita o trabalho diário deles. "As chamadas 'cabeças de pista' da plataforma principal oferecem bom espaço para manobras, as saídas laterais estão bem distribuídas e sinalizadas e não há mais aquele tumulto no momento dos embarques e desembarques", observa o motorista Osmar de Farias Silva.

A mesma satisfação com a obra é demonstrada pelos comerciantes próximos ao terminal. "É uma nova perspectiva que se abre para nossas atividades, já que até o espaço aqui ficou mais claro e o público consumidor pode aumentar com a anunciada abertura da Travessa Guilherme de Almeida para o tráfego de carros", prevê o comerciante de discos e CDs, Eraldo de Pedro.

Ainda na tarde de quarta-feira, outros comerciantes observavam a retirada dos últimos módulos do alambrado que separava a calçada da Avenida Tamandaré com a pista do antigo terminal.

"De agora em diante vai valer a pena a gente investir na reforma da fachada ou até mesmo de todo o interior das lojas. É uma nova era que vamos viver", projetava a maioria.
 

PMM