SEGURANÇA

Treinamento no Aspen Park foi bem-sucedido

Nesta quinta-feira (dia 5), o shopping Aspen Park cedeu espaço no empreendimento para o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá realizar treinamento de combate a incêndio e salvamento de múltiplas vítimas em locais fechados.

O objetivo do Aspen Park foi manter sua equipe de combate a incêndio e primeiros-socorros preparada para ações de emergência e contribuir com a preparação dos bombeiros para pronto-atendimento à população.

O treinamento começou com simulação de explosão provocada por vazamento de gás no 3º piso do shopping.

As primeiras providências de salvamento e retirada de pessoas do local foram tomadas pela brigada de incêndio do shopping até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Estudantes de cursos como Enfermagem e Educação Física representaram vítimas com ferimentos em várias intensidades.

Depois, o Corpo de Bombeiros realizou treinamento de atendimento e retirada das vítimas do shopping.

“O treinamento mostrou que o shopping oferece infra-estrutura para as providências necessárias nessas situações, mostrou que a equipe estava preparada, levantou aspectos a serem aperfeiçoados, além de servir de alerta a população de que situações de emergência podem acontecer, de fato, a qualquer momento”, disse o comandante da operação, Capitão Jorge Inácio da Silva.

A avaliação do shopping também foi positiva.

“A simulação foi excelente oportunidade para que o Corpo de Bombeiros esteja sempre preparado para atender as necessidades da comunidade e também para manter treinada a equipe do shopping.

Certamente a ação será criteriosamente avaliada para que todo proveito seja tirado”, avaliou o superintendente do shopping, Carlos Eduardo de Albuquerque.

Brigada de Incêndio do Aspen Park

A Brigada de Incêndio do shopping, que iniciou a operação, é composta por 35 funcionários ligados aos setores de segurança e manutenção, participam também duas recepcionistas do Balcão de Informações (que fica no 1o piso) e duas técnicas em enfermagem, que se revezam em plantões durante o funcionamento do shopping.

Na simulação de quinta (dia 5), estiveram presentes cerca de 25 componentes da brigada, que tem treinamentos quinzenais e é reunida semestralmente para treinamentos práticos em conjunto.

“A maioria dos participantes da brigada não estava sabendo que essa simulação com o corpo de bombeiros aconteceria.

O que é muito interessante para que tivessem espontaneidade durante o treinamento”, disse o encarregado de segurança do shopping, Élcio Faria e acrescentou: “Só com treinamentos é que se aperfeiçoa”.

Colaboradores da administração do shopping e lojistas também não foram informados previamente da simulação para que toda a ação fosse o mais espontânea possível.

Para a operação foram trazidas ambulâncias do Corpo de Bombeiros e também do SAMU, do Hospital Santa Rita, da Unimed e da Viapar.

Na avenida São Paulo e rua Néo Alves Martins colaboraram também agentes de trânsito do Secretaria de Trânsito de Maringá.