SEGURANÇA

Presos diagnosticados com tuberculose em Sarandi são transferidos para Curitiba

Dez presos diagnosticados com tuberculose na delegacia de Sarandi foram transferidos nos últimos dias para o Complexo Médico Penal (CMP) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em Curitiba. A transferência foi pedida pela juíza da vara criminal do município, Elaine Cristina Siroti.

Os três primeiros detentos chegaram no CMP no dia 20 de janeiro. Outros sete vieram na terça-feira (7). A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, está sensibilizada com a situação. Segundo ela, a tuberculose é uma consequência da superlotação.

“Num primeiro momento, estamos recebendo os que apresentam o problema de saúde para conter a doença naquele estabelecimento. Mas, além desses presos, vamos receber, na próxima terça (14), outros 25 apenados daquela delegacia que já têm sentença e serão implantados no sistema penitenciário”, informou a secretária. A autorização para essa transferência foi expedida na tarde desta sexta-feira (10) pela juíza corregedora de presídios de Curitiba, Ana Paula Becker.

Maria Tereza lembra que, desde o começo desta gestão, já foi reduzido de 16 para 12 mil o número de presos em delegacias de polícia do Paraná. Até o fim deste ano, outros 4 mil devem ser absorvidos pela secretaria. “Estamos trabalhando para reduzir o número de presos em delegacias. Nos próximos dois meses, serão abertas 2.786 novas vagas no sistema penitenciário estadual. Ainda a partir deste ano, serão construídas outras 6.348 vagas em todo o Paraná.”, afirmou.