SEGURANÇA

Segurança no Trânsito: vistoria no transporte escolar vai até sexta-feira

Vai até as 17 horas de sexta-feira, dia 19, o trabalho de vistoria que a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) vem realizando nos 92 veículos cadastrados para o transporte escolar em Maringá.

A medida tem a finalidade de proporcionar maior segurança aos estudantes transportados, reforçando as propostas da campanha “Viva e Deixe Viver – pelo fim das mortes no trânsito” - desenvolvida pela administração municipal.

A vistoria está sendo feita das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas na sede da Setran, localizada na avenida Dr. Gastão Vidigal, 421, no antigo aeroporto.

A fiscalização semestral é obrigatória, gratuita e feita por ordem de chegada dos condutores.

Ao passar pela inspeção, cada veículo recebe um selo adesivo correspondente à vistoria do primeiro semestre de 2007.

“Antes de firmar ou renovar contrato com a empresa de transporte escolar, é importante que os pais verifiquem se o veículo tem no parabrisa o selo de qualidade atualizado e atestando que está apto a realizar o serviço com total segurança”, destaca a gerente de Patrimônio e Serviços da Setran, Rosa Maria Loureiro.

Na fiscalização são analisados os documentos do veículo e do condutor e feito um teste de pista para verificação mecânica.

No momento da vistoria os condutores do transporte escolar devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, o alvará de licença do veículo para renovação, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo com o seguro obrigatório pago, o contrato social original dos concessionários cadastrados como pessoas jurídicas e das escolinhas de transporte exclusivo.

A Setran também exige que os veículos possuam apólice de seguro contra terceiros e a certidão negativa de débitos do ISS – a ser retirada na Secretaria da Fazenda, no 1º andar do Paço Municipal.

Para garantir maior segurança aos estudantes, os veículos não podem ter ano de fabricação superior a 10 anos.

Durante o teste de pista realizado por agentes de trânsito são verificados os sistemas de direção, suspensão, sinalização e freios, além da lataria, assoalho, bancos, tapeçaria, pneus, escapamento, tacógrafo, cintos de segurança e extintor de incêndio.

Também são indispensáveis as faixas laterais e traseiras adesivadas ou pintadas com a inscrição “Transporte Escolar”.

Quando detectadas irregularidades simples na estrutura do veículo, como uma lanterna quebrada ou com lâmpada queimada, por exemplo, os proprietários devem readequar o veículo, que pode passar por nova vistoria antes do término da fiscalização.

No caso de ser encontrado problema maior, os condutores recebem uma notificação para adequar o veículo em no máximo 45 dias.

Após o prazo, eles precisam de uma nova vistoria.

O não comparecimento dos condutores, sem justificativa, para a vistoria semestral implicará em multa no valor de R$ 500.

Para o presidente da Associação dos Condutores Escolares de Maringá e Região (Acemar), Carlos Russo, a vistoria não demora mais que 30 minutos para ser feita e representa um reforço para a proposta de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito da cidade.

“Considero fundamentais todas as exigências feitas para a liberação, já que o cumprimento das normas reforçam a credibilidade e aumentam a responsabilidade dos nossos profissionais que conduzem vidas humanas”, conclui.

Mais informações: 3901-1718 ou 3221-8500 (Setran)