SAÚDE

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em aeroportos e aviões

A determinação foi publicada nesta semana pela Anvisa ao considerar a redução no número de casos de Covid-19 no país.

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em aeroportos e aviões
O uso segue recomendado para pessoas imunossuprimidas ou com sintomas respiratórios. - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões de todo o Brasil. A determinação foi publicada na última quarta-feira (1º) e considera a redução no número de casos de Covid-19 e o avanço da vacinação no país.

A determinação da Anvisa mantém apenas a recomendação do uso de máscaras para grupos mais vulneráveis como idosos e imunossuprimidos, pessoas com sintomas respiratórios e seus contatos.

"A flexibilização foi possível devido à melhora no cenário da pandemia, com a redução significativa de casos e mortes. A recomendação do uso de máscaras, no entanto, segue mantida, principalmente para os passageiros que apresentarem sintomas e para os grupos de risco", destaca o superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende.

O impedimento de viagens para casos confirmados de Covid-19 permanece em vigor, além da exigência de limpeza e desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado, o desembarque por fileiras e avisos sonoros sobre o uso de máscara em aeroportos e aeronaves.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento