SAÚDE

Ação de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis é realizada na UEM nesta sexta (17)

Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite estarão disponíveis.

Ação de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis é realizada na UEM nesta sexta (17)
Os autotestes de HIV e preservativos podem ser retirados gratuitamente em todas as UBSs de Maringá. - Foto: Rafael Macri/PMM

A Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira (17) uma ação com medidas para conscientizar a população a respeito de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa, realizada no Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), das 8h às 12h, terá realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C — que ficam prontos em 15 minutos — assim como a distribuição de autotestes de HIV e camisinhas.

Segundo o enfermeiro Marcelo Silva, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Secretaria de Saúde amplia as ações de conscientização em períodos de feriados e festas, como o Carnaval.

Os autotestes de HIV e preservativos podem ser retirados gratuitamente em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá e em eventos da prefeitura realizados esporadicamente, como o Prefeitura nos Bairros, Espaço Saúde, Mutirões de Saúde, Mutirões de Testes de Sífilis e HIV e Consultório de Rua.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa