SAÚDE

Vacinas bivalentes contra Covid-19 são distribuídas para Regionais de Saúde

Cerca de 2,3 milhões de paranaenses se encaixam nos grupos prioritários predefinidos pelo Ministério da Saúde.

Vacinas bivalentes contra Covid-19 são distribuídas para Regionais de Saúde
Segundo estimativas do governo federal, cerca de 2,3 milhões de paranaenses se encaixam nos grupos prioritários para receber as doses bivalentes. - Foto: Danilo Avanci/SESA

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (23) a distribuição de 205.200 vacinas bivalentes da Pfizer para a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra Covid-19. As doses estão sendo transportadas via terrestre para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Ainda não foi divulgada a quantidade destinada a Maringá.

A aplicação das vacinas bivalentes deve começar na próxima segunda-feira (27). No estado, em um ato simbólico, a primeira dose será aplicada na Aldeia Indígena Campina e Paiol Queimado, localizada em Mangueirinha, no sudoeste do estado e pertencente à 7.ª Regional de Saúde de Pato Branco.

Nesta nova fase de imunização, serão vacinados os grupos prioritários definidos previamente pelo Ministério da Saúde: idosos com mais de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Segundo estimativas do governo federal, cerca de 2,3 milhões de paranaenses se encaixam nos grupos prioritários. A expectativa da Sesa é de que, nesta primeira fase, 964.226 sejam imunizados

“Ainda não saímos da pandemia, portanto, manter a vacinação em dia, principalmente com essas doses atualizadas contra o coronavírus, permite uma proteção mais efetiva, evitando as formas mais graves da doença”, afirma o secretário de Saúde, César Neves.

Próximas etapas - A segunda fase da campanha de vacinação deve acontecer em março e englobar pessoas de 60 a 69 anos. A terceira será destinada à gestantes e puérperas, enquanto a quarta abrange profissionais da saúde. Na quinta fase, serão vacinados pessoas com deficiência, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa