SAÚDE

‘Janeiro Branco’: Ações da Secretaria de Saúde de Maringá buscam conscientizar sobre saúde mental

O tema da campanha deste ano é ‘A Vida em Equilíbrio’ e destaca a importância do autocuidado.

A foto mostra alguns panfletos do Janeiro Branco dispostos sobre uma mesa, que está forrada com uma toalha branca. Margaridas brancas estão dentro de copinhos de plástico, em cima da mesa.
As ações de conscientização serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, - Foto: Ana Carolina Alves/PMM

Começa nesta quarta-feira (11) as ações do ‘Janeiro Branco’, uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Maringá que busca conscientizar a população sobre saúde mental, alertar para doenças e promover o bem-estar emocional.

As ações de conscientização serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, no Terminal Urbano, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, com distribuição de panfletos e as equipes da Secretaria de Saúde orientando a população a respeito dos cuidados psicológicos.

Em Maringá, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem uma rede de atendimento psicológico e tratamento da saúde mental para os maringaenses. Ao todo, são quatro CAPS dedicados a atender pessoas com transtornos mentais graves ou provocados pelo uso de álcool e drogas.

Confira os horários de atendimento dos CAPS:

CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.

Horário de funcionamento: 7h30 às 18h

Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps AD II - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: local que oferece tratamento para a população adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.

Horário de funcionamento: 7h às 19h

Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps II Canção - Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Horário de funcionamento: 7h às 18h.

Endereço: Rua Alfredo Pujol, 733

Caps III: Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves. Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente, das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.

Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Hospital Municipal - Emergência Psiquiátrica 24 horas: Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n - Jd. Ipanema

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Clique aqui para confira os horários das UBSs

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa