Paraná recebe 72 mil vacinas bivalentes contra Covid-19
Doses são destinadas para grupos prioritários. Cerca de 2,4 milhões de paranaenses fazem parte deste público-alvo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu do Ministério da Saúde um novo lote com 72 mil doses de vacinas bivalentes da Pfizer, que serão aplicadas durante a Campanha Nacional de Vacinação 2023, com início em 27 de fevereiro.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
As doses são destinadas aos grupos prioritários, com esquema vacinal primário completo, com a primeira e segunda doses das vacinas monovalentes. No Paraná, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), esse público-alvo abrange 2.416.155 pessoas.
Em um primeiro momento, a prioridade é vacinar pessoas com mais de 70 anos com as doses bivalentes, assim como quem vive em instituições de longa permanência (ILP), abrigados e trabalhadores desses locais. Imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas também serão vacinados primeiro.
Seguindo a orientação do PNI, na segunda fase, pessoas de 60 a 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência permanente serão contempladas com o reforço bivalente, que oferece proteção contra a variante original do coronavírus e novas cepas.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, outras remessas devem chegar nos próximos dias. Na semana passada, o Paraná recebeu 32.400 doses bivalentes da Pfizer, que estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), e cerca de 100 mil vacinas devem ser distribuídas para os municípios do estado na próxima semana.