SUSTENTABILIDADE

Projeto Lixo Zero promove o descarte correto de resíduos em Maringá

Cinco ações serão realizadas com o propósito de fomentar a reciclagem na cidade: Moeda Verde, Composta Maringá, Projeto Cestou, Ecolix e Ponto de Entrega Voluntária

Projeto Lixo Zero promove o descarte correto de resíduos em Maringá
Espalhados pela cidade, os contêineres Ecolix são feitos de materias recicláveis com adaptação para receber grande quantidade de lixo. - Foto: Rafael Macri/PMM

Para destacar a importância da Semana do Meio Ambiente em Maringá, a prefeitura lançou o programa Lixo Zero com iniciativas que promovem práticas sustentáveis através da reciclagem e descarte correto de resíduos na cidade. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Ambiental de Maringá. 

Com média nacional de 2%, atualmente, com a Coleta Seletiva, Maringá recicla cerca de 7% do total de lixo coletado. De acordo com a prefeitura, o objetivo é ampliar essa porcentagem para 30% através do programa Lixo Zero.

Ao todo, são cinco ações que compõem a iniciativa Lixo Zero: Moeda Verde, Composta Maringá, Projeto Cestou, Ecolix e Ponto de Entrega Voluntária. Conheça mais sobre cada ação a seguir. 

Moeda Verde: O projeto promove a troca de materiais recicláveis por legumes, frutas e verduras uma vez por mês em diferentes bairros da cidade. Ao doar 1kg de materiais recicláveis e óleo vegetal ou animal, a população tem direito a 1 kg de hortifrutis da Agricultura Familiar de Maringá.

Projeto Composta Maringá: O projeto de educação ambiental tem como objetivo incentivar a compostagem. Para isso, serão realizados cursos sobre compostagem doméstica e cada inscrito receberá uma composteira para chamar de sua. A data do curso ainda não foi divulgada. 

Ecolix: Trata-se de contêineres de recebimento de materiais recicláveis modernos, adaptados para receber grande volume de resíduos que estarão espalhados pela cidade. 

PEV (Ponto de Entrega Voluntária): A instalação do PEV é mais uma medida que visa o descarte correto dos materiais em pontos de alta demanda de resíduos. O ponto será instalado no Parque do Ingá e receberá materiais recicláveis.

Projeto Cestou: A iniciativa visa o recolhimento de garrafas de vidro em diversos bares da cidade. Com a instalação desse contêiner específico para vidro, a coleta desse material será otimizada e, além da instalação dos pontos de recebimento específicos, também serão realizados trabalhos de educação para o trânsito, com campanhas para evitar a direção alcoolizada.

Maringa.Com com informações da Prefeitura de Maringá