CIDADE

Justiça determina que 70% da frota do transporte coletivo de Maringá volte a circular

Sindicato que representa os motoristas afirma que ainda não foi oficialmente notificado sobre a decisão.

Justiça determina que 70% da frota do transporte coletivo de Maringá volte a circular
Em nota enviada à imprensa, a TCCC e a Cidade Verde declararam que os funcionários foram orientados a não cumprir a decisão da Justiça. - Foto: Reprodução

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) determinou, na noite desta quinta-feira (10), em decisão liminar, que 70% da frota do transporte coletivo de Maringá deve retornar à circulação em horários de pico e ao menos 50% nos demais horários. Em caso de descumprimento, a multa aplicada será de R$ 50 mil por dia para o Sindicato dos Trabalhadores em Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar).

A decisão acata parcialmente ao pedido das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde, que solicitaram o retorno de 90% da circulação, além da multa de R$ 100 mil por dia.

No entanto, a sexta-feira (11) amanheceu com o Terminal Urbano vazio. Em entrevista ao Maringá Post, o Sinttromar afirmou que não foi notificado oficialmente sobre a decisão judicial. Além disso, também explicou que aguarda o município e as empresas informarem a respeito de quantos veículos circulam em cada horário para o cálculo da quantidade de ônibus que precisam voltar a rodar. Tudo será deliberado com os membros do sindicato.

Em nota enviada à imprensa, a TCCC e a Cidade Verde declararam que os funcionários foram orientados a não cumprir a decisão da Justiça. “Ao que tudo indica, os trabalhadores teriam sido orientados a não vir trabalhar, atentando contra a autoridade do Poder Judiciário, que emitiu a ordem judicial".

Uma nova audiência de conciliação entre o município, as empresas e o sindicato está marcada para a tarde desta sexta-feira (11).

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa