Luiz Thunderbird e Tatá Aeroplano falam sobre tributo a Júpiter Maçã e show em Maringá
Apresentação com versões acústicas de canções do músico gaúcho acontece no Tribo’s Bar neste domingo (13).

O dia do rock será especial no Tribo’s Bar. Luiz Thunderbird e Tatá Aeroplano cantam Júpiter Maçã neste domingo (13), a partir das 18h, com interpretações acústicas de sucessos do cantor e compositor gaúcho. A banda Little B. and The Mojo Brothers comanda o show de abertura e a noite também contará com discotecagem de Kimura. Os ingressos estão à venda na Sympla.
A ideia do projeto surgiu quando os músicos foram convidados para participar do Júpiter Day em Porto Alegre, em 2022. “O Thunder me ligou e falou ‘Será que a gente não pensa em alguma coisa pra apresentar em São Paulo?’”, explicou Tatá Aeroplano. “Tivemos a ideia de sugerir esse show ao Picles, uma casa noturna aqui da cidade”.
A primeira apresentação já foi um sucesso. “Lotamos a casa e daí as pessoas começaram a pedir pra gente fazer mais dezenas de shows em vários estados do Brasil. A ideia foi muito boa e a gente tá se divertindo até hoje”, afirmou Thunderbird, músico, apresentador e ex-VJ da MTV Brasil.
Leia também:
- Exposição ‘Fugidez’ estreia na próxima terça (15) no CAC Márcia Costa, em Maringá
- Projeto de culturas populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
- ‘Gravidade’, espetáculo que explora a astrologia na dança, faz apresentações gratuitas em Maringá
Além de fãs da obra, a dupla conviveu com Júpiter. Tatá gravou uma versão de ‘Talentoso’ com a banda Cérebro Eletrônico. Em 2001, co-dirigiu o curta ‘Apartment Jazz’, que surgiu após um encontro no cinema, depois de uma sessão de ‘Os Reis dos Iê, Iê, Iê’, filme dos Beatles. “A gente tava muito encantado de ver o ‘A Hard Day’s Night’. Ficamos a madrugada inteira conversando no Riviera, um bar que existe até hoje em São Paulo, e ele falou ‘Vamos fazer um filme, cara’”.
Em poucos dias, eles conseguiram a câmera necessária para as filmagens. Criativo, Júpiter escrevia o roteiro, que era filmado na mesma hora. “Foi um processo incrível, aprendi muita coisa”, relembrou Tatá.
Thunderbird fez um cover da música ‘Walter Victor’ em 2002, no segundo disco lançado por sua banda, a Devotos de Nossa Senhora Aparecida. Depois de virarem amigos, ele chegou a tocar com Júpiter durante alguns anos. “Ele era um sujeito adorável. Na fase de 2008 até 2010, por aí, a gente se encontrava pra tomar uns cafés, fumar uns cigarros e pensar nos planos. Foi assim que surgiu a parceria de ‘Modern Kid’, ele me convidou para produzir a faixa e a gente fez um videoclipe que concorreu ao VMB”.
Legado
Júpiter Maçã (também conhecido como Júpiter Apple), nome artístico do gaúcho Flávio Basso, foi um dos grandes nomes do rock brasileiro e faleceu em dezembro de 2015.
Nos anos 80, em Porto Alegre, fundou as bandas TNT e Os Cascavelletes. Já em carreira solo, na década de 90, a sonoridade psicodélica de sua música o tornou um dos maiores expoentes do gênero no país. “Todas as bandas psicodélicas que estão por aí fazem reverência e tem referência à musicalidade do Júpiter”, comentou Thunderbird, que também celebra o gaúcho como um dos artistas mais influentes do rock nacional.
Desde que começaram a rodar o Brasil, eles perceberam como grande parte da plateia que está presente nos shows é formada por jovens. “A galera vai se reconectando com a obra dele e vai descobrindo que tiveram vários artistas que conviveram com o Flávio fazendo shows”, disse Tatá.
Show em Maringá
Esta não será a primeira visita dos músicos à Cidade Canção, que se declaram animados para o show no Tribo’s.
Tatá Aeroplano visitou Maringá duas vezes, a mais recente em maio deste ano, quando participou do lançamento do documentário ‘A Pedra que Caiu do Céu’, dirigido por Rodrigo Gontijo, seu amigo.
Já Thunderbird fez dois shows com a Devotos de Nossa Senhora Aparecida, além de ter visitado a cidade acompanhando o próprio Júpiter Maçã. “É um show intimista, violão e voz, então a plateia cantando com a gente é um grande barato. Espero que todo mundo se divirta tanto quanto a gente”, afirmou o músico.
“Vai ser um fim de tarde e um começo de noite de domingo maravilhosos, com todo mundo curtindo muita música boa em Maringá”, comemorou Tatá.