EXPOSIÇÃO

Exposições artísticas que retratam o cotidiano feminino estão abertas até o final de março

Exposições artísticas que retratam o cotidiano feminino estão abertas até o final de março
Literatura de cordel aborda assuntos como violência contra a mulher
Em decorrência do mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura, da Mulher e a Gerência de Turismo, realiza quatro exposições artísticas abertas até o final de março com o objetivo de enaltecer o sexo feminino em suas diversas formas. Todas as mostras têm entrada franca e são assinadas por artistas locais. Os quatro trabalhos também chamam a atenção para uma causa: o câncer de mama.

Cerâmica

Abrindo a agenda do projeto Convite às Artes Visuais deste ano, a exposição de cerâmica “A Poética de Eva” segue até o dia 29 de março no Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes, no Teatro Calil Haddad. A artista plástica Joseane Bornelli transmite, em 17 esculturas, o poder da figura feminina no cotidiano, mesclando força e sensibilidade e em todos os setores da sociedade. “Com meu trabalho, também quero chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce, para a cura dessa doença”, destaca.

Fotografia

Também inaugurando a programação para 2015 na Travessa Amadeu Progiante, no Avenida Center, a exposição fotográfica “Mulher” é uma homenagem do profissional Leão Cardoso no mês temático. O fotógrafo, com experiência de mais de 40 anos na área, selecionou de seu acervo imagens que retratam de forma sutil o poder da feminilidade. “São várias mulheres que ilustram o trabalho, representando diversas fases da vida”, observa. De meninas a grandes mulheres, mães, avós, batalhadoras que enfrentam o câncer de mama, ele busca retratar cada uma de forma única.

Desenho

No hall do Paço Municipal, a desenhista e artesã Angela Salvatini Fakir expõe pela primeira vez o seu trabalho intitulado “Sombras e Luzes do Feminino”. Em abril de 2014, a artista descobriu que tinha câncer de mama e, em meio ao tratamento, encontrou na arte uma forma de expor seus sentimentos também relacionados a superação da doença. “A essência da minha arte é a mesma essência de toda a arte, a vontade de se expressar de alguma maneira. Aquilo que não damos conta de falar, a gente rabisca”, pontua.

Literatura

Aberta ao público esta semana, a Secretaria da Mulher em parceria com a Câmara Municipal realizam no Espaço Cultural da Câmara uma exposição de seis histórias desenvolvidas com temáticas que fazem parte do cotidiano feminino. O trabalho aborda por meio da literatura de cordel assuntos como violência contra a mulher e ações promovidas pela secretaria. Coordenado por Rosi Diniz, escrito por Abilene Garcia, também da equipe da SeMulher, e Ana Maria de Oliveira, escritora e mãe de Abilene, os contos retratam momentos como a criação da Lei Maria da Penha e “Outubro Rosa”, falando sobre o câncer de mama, por exemplo.

Programe-se:

“A Poética de Eva”

Quando: 5 a 29 de março

Onde: Sala de Exposições do Teatro Calil Haddad (térreo)

Artista plástica: Joseane Bornelli
Horário: 8 às 17 horas

“Mulher”

Quando: 8 a 30 de março

Onde: Travessa Amadeu Progiante, passarela que interliga o shopping Avenida Center com a loja Havan

Artista: Leão Cardoso

Horário: 10 às 22 horas (segunda a sábado) e 14 às 22 horas (domingo)

“Sombras e Luzes do Feminino”

Quando: 10 a 31 de março

Onde: hall de entrada do Paço Municipal

Artista plástica: Angela Salvatini Fakir

Horário: 8 às 17 horas

“SeMulher na Literatura de Cordel”

Quando: 16 a 31 de março

Onde: Espaço Cultural da Câmara Municipal

Artistas: Rosi Diniz, Abilene Garcia e Ana Maria de Oliveira

Horário: 8 às 18 horas