SEGURANÇA

Maringá não será sede de um novo presídio estadual.

A informação que Maringá não será sede de um novo presídio estadual para abrigar detentos na região Noroeste foi confirmada nesta segunda-feira (8), em Curitiba, pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Marco Tadeu Barbosa, e ao presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), Jean Zanchetti. A reunião foi acompanhada pelo secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e pelo diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) Nivaldo Reginato.

A decisão é vista como uma vitória da sociedade organizada de Maringá que se uniu contra a instalação de um novo presídio na cidade. "Foi resultado de um trabalho de união e articulação entre diversos órgãos e pessoas preocupados com a segurança e o bem-estar da nossa população", afirma o presidente da ACIM.

Em contrapartida ficou definida, no encontro, a participação de empresários da cidade, em parceria com o Governo do Estado e com a prefeitura, em projetos para a utilização da mão de obra de presos e presas que hoje estão na Penitenciária Estadual de Maringá, na Casa de Custódia de Maringá e na Colônia Penal Industrial de Maringá.