SEGURANÇA

Prefeito assina contrato para videomonitoramento em Maringá

Ocorreu nesta quarta- feira (23) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI), no qual o prefeito Roberto Pupin deu posse oficial ao secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Walter Guerlles, como secretário executivo do órgão que foca o enfrentamento à violência e criminalidade por meio de projetos que articulam políticas de segurança no município.

Instituído conforme o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci –, em Maringá o Gabinete de Gestão Integrado (GGI) é composto por secretários municipais de áreas pertinentes à segurança pública, representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos governamentais de segurança.

No encontro foi assinado também contrato com a empresa NEC América S.A., vencedora da licitação para fornecimento e instalação de equipamentos, materiais e licenças de software para implantação do sistema de videomonitoramento em Maringá.

Pontos Estratégicos

O diretor da empresa NEC América S.A., Manoel Sieiro, explicou que o projeto prevê um sistema integrado de gestão de segurança e a instalação de uma central de monitoramento de imagens que, até o final da primeira etapa, contará com a utilização de 80 câmeras em pontos estratégicos da cidade a partir de um centro de controle. Todo o material registrado poderá ser gravado e armazenado com total qualidade e confiabilidade.

As vantagens e formas de utilização do sistema pelo município foram apresentadas aos demais integrantes do GGI pelo coordenador do Programa Pro-cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Leopoldo Fiewski Jr.

Para o prefeito Roberto Pupin a instalação do sistema de videomonitoramento representa um importante passo tecnológico para garantir segurança em toda a cidade. “É uma iniciativa que inicia a consolidação de um compromisso assumido perante a população maringaense, que é a implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp”, observou – assegurando que o sistema também contemplará escolas, postos de saúde, centros de educação infantil e outros estabelecimentos públicos do município.

Ao encerrar a reunião o secretário Walter Guerlles pediu aos membros componentes do GGI para que analisem os pontos estratégicos para a instalação de câmeras pela cidade. “Os pontos prioritários serão definidos na próxima reunião do Gabinete, a ser marcada para breve”, concluiu.

Serviço

Mais informações: 3901-2303 (Secretaria de Relações Interinstitucionais)