ESPORTE

Técnico ucraniano de ginástica Oleg Ostapenko volta ao Paraná

O técnico ucraniano de ginástica artística Oleg Ostapenko, um dos responsáveis pela evolução da modalidade no Brasil na última década, está de volta ao País e ao Paraná. Seu retorno foi possível graças a uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto LiveWright – criado por empresários que pretendem transformar o Brasil em uma potência olímpica. Dirigida por João Paulo Diniz, a organização tem no conselho executivo Roberto Klabin e Victor Malzoni.

A contratação será comunicada oficialmente nesta terça-feira (27), em São Paulo, durante uma coletiva à imprensa no Shopping Iguatemi, às 11 horas. O evento contará com a presença do secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, representando o governador Beto Richa.

Diniz, Klabin e Malzoni farão a apresentação institucional do LiveWright e seu papel no projeto da ginástica artística feminina. Em seguida, a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Vicélia Florenzano, fará a apresentação técnica do projeto no Paraná, com objetivos e metas olímpicas.

Antes de os técnicos Oleg Ostapenko e Nadiia Ostapenko falarem sobre a participação no programa de alto rendimento no Paraná, o secretário Roman explicará o suporte e apoio do Governo do Estado ao projeto – com foco especial no Centro de Excelência da Ginástica do Paraná (Cegin), em Curitiba. Também estará presente a atleta do Cegin Harumy Mariko de Freitas, uma nova realidade da ginástica artística brasileira.

Oleg e Nadiia Ostapenko encerraram o primeiro ciclo de trabalho no Brasil com as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Com a mudança na presidência e transferência da Confederação Brasileira de Ginástica, que funcionava em Curitiba, surgiram dificuldades financeiras contratuais e a dupla retornou à Ucrânia, onde atuou até o fim de agosto.