CIDADE

Secretário de Meio Ambiente do PR propõe criação de consórcio à Amusep

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, participou da reunião geral da Amusep nesta quinta-feira (11). Ele propôs um desafio aos prefeitos da associação, a criação de um consórcio para unificar questões de aspectos ambientais compartilhados e minimizar a burocracia existente, por exemplo, na liberação de licenciamentos ambientais.

Na ocasião, Iurk fez uma prestação de contas das ações da pasta no primeiro semestre de Governo, repassando experiências já vivenciadas para os prefeitos. “Estamos trabalhando para diminuir a burocracia nas questões ambientais e para mobilizar os municípios a se unirem e buscarem soluções conjuntas”, afirmou.

O secretário citou o trabalho do Governo do Estado para acelerar o processo de liberação das licenças por parte do IAP, contando que somente no primeiro semestre deste ano foram solicitados 480 protocolos de licença e liberados 530, contribuindo com a redução do excedente do ano passado.

Participaram da reunião conduzida pelo presidente da Amusep, Fernando Brambila, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o secretário do Meio Ambiente e de Saneamento, Leopoldo Fiewski, o deputado estadual Evandro Junior, prefeitos, secretários e técnicos dos municípios da Amusep.

Na prestação de contas das ações do Governo quanto à sustentabilidade e o Meio Ambiente, Iurk disse que a equipe está trabalhando na criação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e articulando programas e projetos por meio de debates com diversos setores da sociedade, revisando a legislação ambiental.

O secretário ressaltou a importância do conhecimento da nova legislação da logística reversa, que responsabiliza o gerador pela destinação final dos resíduos. “Os municípios tem que se preparar para as mudanças. O lixo carrega as características da população de cada local. Em Maringá, por exemplo, são muitos resíduos das indústrias do vestuário”, destacou.