CIDADE

Restaurante Popular completa 1 ano com mais de 230 mil refeições servidas

O Restaurante Popular de Maringá completa na próxima sexta-feira (12) 1 ano de funcionamento. Para comemorar as mais de 230 mil refeições servidas neste período, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) programou atividades para esta semana. As pessoas que frequentarem o restaurante durante esses dias vão assistir apresentações culturais, fazer exames de saúde e participar de recreações enquanto estiverem sendo servidas as refeições, das 11 às 14 horas.

Para sexta-feira (12), no dia em que o local completa 1 ano servindo a população, a Sasc programou uma ação de prestação de serviços e atendimento, com abertura de Cadastro Único, retirada de documentos, corte de cabelo e maquiagem. A secretaria vai oferecer música ao vivo para os frequantadores deste dia. No cardápio especial, Filé de Frango à Pizzaiolo, Batata na Manteiga com Alho e Alecrim, Arroz, Feijão, Salada Festiva e Bolo de Aniversário.

restaurante atende diariamente cerca de mil pessoas, oferecendo refeições nutricionalmente balanceadas ao valor de R$ 1,50 e constitui um espaço de educação alimentar e de promoção à saúde.

Funcionamento

Localizado na rua Lauro Werneck, nº 500, o Restaurante Popular de Maringá foi implantado por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que apoia projetos de construção e modernização das instalações prediais e a aquisição de utensílios, de equipamentos e de materiais permanentes. Desde a inauguração no dia 13 de agosto de 2010, o Restaurante Popular é mantido pela Prefeitura Municipal, por meio do subsídio das refeições servidas. A refeição custa para o usuário 1,50 e a prefeitura subsidia cada refeição com 2,08.

O processo é supervisionado pela nutricionista da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Eloá Angélica Koehnlein. “Neste primeiro ano de funcionamento do Restaurante Popular podemos fazer um balanço bastante positivo. Nas várias pesquisas realizadas sobre uso e aceitação notamos a satisfação dos usuários. Para os itens da pesquisa, limpeza do refeitório, limpeza dos banheiros, higiene no servimento das refeições, cardápio, apresentação das refeições, atendimento, quantidade de comida servida no bandejão e preço observa-se que mais de 95% dos usuários avaliam os itens como ótimo e bom”, afirma a nutricionista.

Núcleos nos bairros

Atualmente os maiores frequentadores do Restaurante Popular são moradores do Centro e da Zona 7, porque não precisam gastar com transporte coletivo. O objetivo com a instalação das Cozinhas Comunitárias é atender a população dos bairros distantes da região central.

A ideia é lançar o programa no bairro Branca Vieira, onde funciona o "sopão da dona Tereza". O bairro foi escolhido por concentrar um número significativo da população carente. Com a aprovação do MDS, o projeto deve seguir para outros bairros. De acordo com o secretário, ”toda a estrutura e equipamentos são fornecidos pelo Governo Federal e o município fica responsável pela manutenção dos locais”.