CIDADE

Estratégias do projeto Maringá 2030 são apresentadas

O consultor Glaucio Neves, da Macroplan Consultoria, apresentou segunda-feira (25) para a Prefeitura e o Codem algumas estratégias para o projeto Maringá 2030, elaborado pelo Codem. O prefeito Silvio Barros abriu a reunião lembrando que o projeto, que tem o apoio da administração, deixou de levar em contas aspectos importantes para o desenvolvimento, como incluir no plano municípios da Região Metropolitana. "Conheci alguns projetos do Gláucio Neves referentes à influência das mudanças globais no desenvolvimento local e regional, e é preciso levar em conta este aspecto quando pensamos em desenvolvimento, especialmente a longo prazo", lembrou.

O prefeito citou ainda a possibilidade de captação de recursos de várias fontes, principalmente internacionais, para projetos de desenvolvimento em todas as áreas. "Temos condições de captar esses recursos pela boa imagem do Brasil lá fora e pelos projetos que se enquadram nas linhas de financiamento de vários países”, afirmou.

Glaucio Neves apresentou projetos de desenvolvimento a longo prazo em andamento, como os de Belo Horizonte e do Espírito Santo. “São projetos que já apresentam resultados, projetando o Estado de Minas Gerais e o município de Belo Horizonte como exemplos de gestão”, lembrou.

O plano para o Maringá 2030, de acordo com o consultor, pode ser considerado “avançado” diante dos projetos já desenvolvidos pelo Codem e a administração. “Maringá já colhe resultados dessa mobilização da sociedade em torno do desenvolvimento local”, elogiou antes de apresentar os passos para colocar o projeto Maringá 2030 em prática.

O primeiro passo, de acordo com Glaucio Neves, é incluir a Região Metropolitana de Maringá no diagnóstico que abre os trabalho. “A partir daí é elaborar um plano de trabalho, formar uma equipe gestora e envolver a comunidade”, afirmou, destacando a importância de um canal de comunicação com a população. “Todos devem ter a oportunidade de conhecer o projeto e opinar”.

O presidente do Codem, Luiz Fernando Ferraz, lembrou da participação da sociedade nos planos de desenvolvimento, e concordou com a necessidade de envolver a Região Metropolitana no projeto. “O Maringá 2030 deve ser um projeto de desenvolvimento regional para eliminarmos as diferenças existentes hoje”, disse.

Participaram da apresentação o prefeito Silvio Barros e o vice-prefeito Roberto Pupin, o presidente do Codem, Luiz Fernando Ferraz, a secretária executiva do Codem, Márcia Santini; o chefe de Gabinete, Rodrigo Valente e os secretários José Luiz Bovo, da Gestão Fazenda; Valter Viana, do Desenvolvimento Econômico; e do Planejamento, Walter Progiante.