VESTIBULAR

Força-tarefa formata ações para garantir tranquilidade no vestibular

Em reunião realizada nesta quarta-feira (29), integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI-M) definiram as ações que serão colocadas em prática para assegurar tranquilidade à população e à comunidade estudantil durante a realização do Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As ações integradas serão desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades e instituições que compõem a força-tarefa criada para coibir exageros em festas, som alto e a venda e consumo de bebidas alcoólicas dentro do campus e nas imediações da universidade.

O encontro na Sala de Reuniões do Paço Municipal foi aberto pelo prefeito Silvio Barros, que agradeceu o empenho e dedicação dos representantes de cada instituição no desenvolvimento de um trabalho que já vem obtendo bons resultados. “O respeito aos cidadãos é um dever de todos, a cidade merece organização e os moradores têm todo direito ao sossego e silêncio. É com esta proposta que as coisas devem ser colocadas em seus devidos lugares”, destacou.

De acordo com o secretário de Relações Interinstitucionais de Maringá e secretário executivo do GGI-M, Luiz Sorvos, as ações adotadas serão proativas, antecipadas e preventivas com utilização de todas as forças de segurança. “Já estamos providenciando o material gráfico que será distribuído em estabelecimentos próximos orientando donos de bares, lanchonetes, restaurantes e até ambulantes, além dos estudantes e a população em geral, sobre as atividades proibidas durante o período de vestibular, que vai do dia 10 a 12 de julho”, afirmou.

Quadrilátero da UEM

No encontro ficou definido que a área a ter fiscalização mais intensa fica no quadrilátero compreendido entre a Avenida Colombo, Rua Vitória (na Vila Esperança), Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiuva, onde se concentra grande parte dos estudantes que prestam o vestibular.

A força de segurança vai envolver especialmente as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual, Batalhão Ambiental Força Verde e Guarda Municipal. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente vão reforçar as operações.

“São muitas demandas e desafios que nos esperam. Por isso é de fundamental importância essa integração de forças de entidades e órgãos públicos para fiscalizar e desenvolver medidas que atendam aos anseios da comunidade”, destacou o secretário de Fazenda e Gestão, José Luiz Bovo.

Para o procurador jurídico do município, Luiz Carlos Manzatto, essencial também é a parceria estabelecida com o Poder Judiciário. “Todas as providências legais cabíveis serão tomadas pelo Ministério Público em caso de denúncias de infração”, explicou.

“A cada vestibular são registrados menos problemas e nesta edição queremos ainda mais tranquilidade. Nosso objetivo é fazer valer a ordem e o sossego na cidade, sem repressão e dentro do que determina a legislação”, observou o diretor da Guarda Municipal, Paulo Mantovani.

Gestão integrada

As ações integradas da força-tarefa serão colocadas em prática a partir da véspera até o final do período do Vestibular de Inverno da UEM.

“Antes havia muito abuso e desrespeito com a sociedade. Aos poucos a situação foi melhorada e agora, com esta ação conjunta, esperamos que o vestibular da UEM transcorra da maneira mais agradável e tranquila possível”, finalizou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, Cel. Antonio Tadeu Rodrigues.

O Gabinete de Gestão Integrada de Maringá é presidido pelo prefeito Silvio Barros e tem em sua composição autoridades responsáveis pela Segurança Pública e de Defesa Social (Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Coordenadoria da Defesa Civil, Secretarias de Transportes, Meio Ambiente e do Controle Urbano e Obras Públicas).

Também integram o GGI-M representantes da Câmara Municipal, das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Saúde, além de representantes da 9ª Subdivisão de Polícia Civil, 4º Batalhão da Polícia Militar, Batalhão da Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Patrulha Escolar e representantes da Polícia Federal e da Coordenadoria Estadual do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci.

Podem ainda participar como convidados do Gabinete de Gestão Integrada representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Conseg Maringá, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Observatório Social de Maringá.