ESPORTE

Comitê Organizador da Fifa vistoria estrutura esportiva da Vila Olímpica

Comitê Organizador da Fifa vistoria estrutura esportiva da Vila Olímpica
Comitiva inspecionou diversos pontos do estádio Willie Davids.
A equipe do Comitê Organizador da Fifa esteve em Maringá nesta terça-feira (28) vistoriando a estrutura esportiva da Vila Olímpica, que pode ser utilizada para treinamentos de uma seleção participante da Copa do Mundo de 2014, caso Maringá seja eleita uma das subsedes do campeonato. A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Silvio Barros e pelo secretário de Esportes, Walter Guerlles.

Foram inspecionados o Estádio Regional Willie Davis e os ginásios de esportes Valdir Pinheiro e Chico Neto. Durante a visita o técnico do Comitê Organizador, engenheiro João Pedro Caetano, realizou as medidas dos espaços esportivos e avaliou a estrutura dos vestiários, sanitários, cabines de imprensa, arquibancadas e outros itens, como iluminação, gramado e sistema de irrigação do estádio. Dos 145 locais pré-selecionados em todo o país, 90 serão escolhidos como Centro de Treinamento das Seleções.

Para o secretário de Esportes, Walter Guerlles, Maringá tem boas chances de receber uma seleção. “As expectativas são as melhores. Estamos na disputa por uma dessas 90 vagas de cidades subsedes. Temos uma boa infraestrutura esportiva e hoteleira, um aeroporto que atende a demanda, um excelente complexo esportivo e de fácil acesso, além da qualidade de vida que a cidade oferece”, enfatiza Guerlles.

O secretário especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mário Celso Cunha, explica que o Paraná tem nove cidades em condições de receber seleções, dispondo de 14 equipamentos esportivos entre estádios e centros de treinamentos. “Maringá tem boas condições de ser uma das subsedes, pois conta com estrutura adequada e é conhecida internacionalmente. Nosso objetivo é manter as nove cidades paranaenses que já foram aprovadas na primeira etapa dentro das 90 que serão escolhidas”.

De acordo Cunha, o Paraná está atrás somente de São Paulo quanto ao número de equipamentos esportivos pré-selecionados. “Agora essa avaliação será levada ao Comitê da Fifa que vai verificar os equipamentos disponíveis e depois sugerir melhorias aos que forem eleitos. Estamos confiantes com a estrutura oferecida pelas cidades paranaenses”, diz o secretário especial para Assuntos da Copa, esclarecendo que os locais serão divulgados no final de julho.

O prefeito Silvio Barros reforçou a disposição da cidade em receber uma seleção. “Maringá está bem preparada para ser subsede e com certeza não faremos feio. Temos algumas medidas em andamento e outras obras de melhorias nos espaços esportivos que já estão em processo de licitação. Será um prazer para todos os maringaenses receber uma seleção da Copa”.

Participaram da visita da comitiva o secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro; secretário gestor da Copa em Curitiba, Luiz de Carvalho; engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Susana Lins Costa; coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho Pinto; presidente da Federação Paranaense de Convention & Visitors Bureau, Sérgio Takao Sato; ex-presidente da Paraná Esportes, Marco Aurélio Saldanha; equipe da Secretaria de Esportes e imprensa.