TURISMO

Estudo de governança aponta Maringá como privilegiada em relação a outros municípios

Técnicos do Ministério do Turismo estão em Maringá promovendo uma oficina para representantes do trade turístico da cidade sobre o projeto de governança para o turismo do Paraná. Na oportunidade foram apresentados os estudos realizados nos pontos turísticos da cidade, visitados pelos técnicos em fevereiro deste ano.

De acordo com o coordenador do projeto no Paraná, Antônio Pedro Alem Sobrinho, 15 municípios paranaenses participam do projeto. “Esse era um projeto para verificar a estrutura das cidades sedes da Copa do Mundo, mas o Ministério do Turismo resolveu abranger os trabalhos para auxiliar as cidades a desenvolverem o potencial turístico permanentemente. Por isso visitamos os municípios e vamos sugerir o que for necessário para alavancar o turismo paranaense”.

O representante do Ministério do Turismo diz que Maringá está em situação privilegiada em relação a outros municípios visitados. “Maringá tem muito potencial para se desenvolver turisticamente, primeiro pelo prefeito que tem, que é um grande conhecedor da área tendo trabalhado muito com o setor turístico. Depois por ser uma cidade de eventos e negócios. Pelas características Maringá tem melhores oportunidades do que os outros municípios para alavancar o setor”, elogia Alem Sobrinho.

O objetivo do estudo de governança para o turismo no Paraná é democratizar as informações turísticas, envolvendo o setor na construção de um portal com dados sistematizados sobre os atrativos turísticos, infraestrutura de apoio ao turista e serviços oferecidos. As informações poderão ser acessadas pelos turistas e servirão para a gestão de atividades do Estado. O projeto prevê também promover um conjunto de atividades para integrar e capacitar diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada em prol do fortalecimento das instâncias de governança do turismo.