CIDADE

Maringá terá Centro de Excelência para a Comunidade

Maringá terá Centro de Excelência para a Comunidade
Centro de Excelência de Atendimento à Comunidade Regional em Maringá.
A Secretaria de Relações com a Comunidade está definindo com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) os detalhes da instalação do Centro de Excelência à Comunidade de Maringá e da região Noroeste. O Centro ocupará o prédio onde funcionou a Usina do Conhecimento e será usado para o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos de extensão pela secretaria e pela UEM. A intenção é que sirva de modelo para a implantação de estruturas semelhantes em outras regiões do Estado.

O primeiro passo para a criação do centro foi a assinatura de um termo de cooperação entre a secretaria e a UEM, no início do governo Beto Richa. O documento prevê uma extensão da secretaria, aproveitando o conhecimento de professores e alunos para a elaboração de projetos nas mais diversas áreas. “O prédio, localizado no Bosque II, é perfeito para o atendimento à comunidade com cursos e oficinas”, diz o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro. A extensão proporcionará suporte técnico para busca de verbas públicas nas diversas áreas de desenvolvimento.

O projeto de extensão conquistou a parceria da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. “A secretária Fernanda Richa encampou a ideia e a participação da sua secretaria só vai enriquecer o projeto”, afirma Quinteiro.

No local, a UEM terá professores para ministrar cursos. Por sugestão da Secretaria Sspecial de Relações com a Comunidade, a Universidade está formatando o curso de capacitação em elaboração de projetos para gestores municipais. “Muitos prefeitos saem em busca de recursos do Estado, da União e até de organismos internacionais sem dados e projetos que comprovem as necessidades reais dos seus municípios”, lembra Quinteiro.

Ele destaca a importância das universidades paranaenses no desenvolvimento do Estado.”Queremos usar o potencial das universidades para o incremento de políticas públicas que de fato atendam aos anseios da comunidade e promovam a integração regional. É um novo modelo de gestão do governo Beto Richa e um novo formato de relacionamento com a comunidade”, afirma.