Atleta de Maringá vence no feminino da Prova Rústica Tiradentes
A atleta Josiane da Silva Cardoso, da Unimed Maringá, venceu a categoria feminina da 37ª Prova Tiradentes, disputada neste domingo (15).
No masculino o campeão foi o queniano Titus Kipkosgei Kibbi, da equipe Fila. Mais de 3.600 mil atletas participaram da prova, que atraiu um grande público para a avenida 15 de Novembro, no trecho de largada e chegada da competição. “O público de Maringá é sensacional, passa muita energia pra gente”, disse Josiane.
Em segundo lugar no masculino ficou Elessandro Oliveira, da Unimed Maringá; em terceiro Paulo Cesar Santos Jesus, também da Unimed Maringá; em quarto Adriano Bastos Menezes, da equipe Pé de Vento, de Rolândia; e em quinto Claudenir da Silva Cardoso, da Unimed Maringá.
No feminino a segunda colocação ficou com Luzia de Souza Pinto, da Associação de Atletismo de Maringá; em terceiro Agnes Jeckosjei, da Fila; em quarto Ilda Alves dos Santos, da Bebidas Rio Branco/Granisul, de Sarandi e em quinto Eliana Luanda, da Unimed Maringá.
A campeã da categoria feminina, Josiane da Silva Cardoso, confessou ter entrado na prova para chegar entre as cinco primeiras, e junto com Luzia, não deixou a queniana Agnes se distanciar. “Quando passamos pelo retorno da avenida, já quase na metade da prova, a torcida, o pessoal da organização, nossos amigos, tudo empurrou, foi muita energia”, afirmou.
Atletas anônimos e veteranos elogiaram a prova. “A Prova Tiradentes é a melhor corrida de rua do Paraná, desde a organização até o nível técnico, e é a corrida de rua que mais cresce em participantes”, garantiu o técnico da equipe de Rolândia, Ivar Benazi, vice campeão da Prova Tiradentes em 1977.
Outro veterano da prova que é só elogios à competição é o sargento Rui Ferreira dos Santos, que já participou 30 vezes da Prova Tiradentes. “O nível técnico deste ano não estava tão elevado, mas o clima ajudou e o desempenho de todos acredito foi melhor”, disse o militar.
Para o coronel Chehade Elias Geha, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, que pela primeira vez participou da competição, Maringá dá exemplo para o Brasil na realização da Prova Tiradentes. “Participo pela primeira vez correndo, e é muito bom poder estar no meio de atletas de ponta e de tantos corredores anônimos que fazem da Prova Tiradentes essa festa”, afirmou.
Os atletas anônimos também se emocionam com a corrida. “Prova Tiradentes, nosso patrono, nosso inconfidente, está aqui presente, logo aqui na nossa frente, veio correr com a gente, olha eu aqui sorridente”, declarou o atleta Jurandir Pereira do Carmo, de Londrina. Ele acha a Prova Tiradentes “uma das melhores festas do esporte brasileiro”.
A Associação de Atletismo de Maringá, além da segunda colocação com Luzia de Souza Pinto, comemorou também a sexta posição de Eduardo da Silva Antunes no masculino. Para os dirigentes da entidade, a classificação da Prova Tiradentes é o resultado do trabalho para a formação de atletas de nível.
No total a Prova Tiradentes deste ano recebeu 4.268 inscrições, 3.680 na prova principal e 588 nas categorias menores.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.