CIDADE

Mais de 20 mil pessoas homenagearam Maringá no desfile de aniversário

Para comemorar os 64 anos de Maringá, a Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto.

Mais de 20 mil pessoas homenagearam Maringá no desfile de aniversário
Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile.

O desfile cívico-militar em homenagem aos 64 anos de Maringá reuniu lideranças políticas, pioneiros e comunidade, que foram na segunda-feira (9) à noite especialmente à avenida Horácio Racanello para comemorar mais um aniversário da cidade. Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile nas arquibancadas montadas para o público, nas calçadas e nos prédios do Novo Centro.

Entre as principais atrações estiveram artistas com pernas de pau, acrobatas, dançarinos e tradicionais representantes do Carnaval (mestre sala, porta bandeira, pierrots e colombinas).

Além do grande impacto visual, que ficou por conta de alguns carros alegóricos e figurinos com iluminação própria, a parte artística do desfile contou com outros diferenciais. A música que embalou o evento foi criada especialmente para a ocasião. Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, explicou que a administração municipal tem se preocupado em preparar a cada ano mais inovações nos desfiles, levando a história de profissionais renomados para a avenida. “Neste ano arriscamos com um desfile ousado homenageando Oscar Niemeyer. Mudamos a data, o horário e o local da apresentação e confesso que estávamos um pouco apreensivos quanto à participação da comunidade. Mas fomos surpreendidos com a presença de mais de 20 mil pessoas. O desfile foi espetacular e o público participou acompanhando todas as alas temáticas, aplaudindo e comemorando o aniversário de Maringá”, ressaltou.


O governador Beto Richa esteve durante quase o dia todo na cidade, em audiências públicas atendendo os prefeitos da região na Expoingá e participou das comemorações do aniversário da cidade. “Maringá tem uma belíssima trajetória desde a fundação e vem se mostrando cada vez mais uma das principais cidades do Estado sendo referência no país. A cidade de Maringá é um orgulho para o Paraná”, destacou.

O aposentado Valfrido Souza parabenizou a iniciativa. “O desfile foi muito bonito, um presente para os maringaenses. Acredito que o público compareceu em peso para conferir as novidades da apresentação e também pela mudança do horário. À noite o clima é mais favorável, as pessoas têm menos compromissos, fica mais fácil para estacionar os carros”, finalizou.

Desfile

A programação teve início às 18h30, com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e à Maringá. Autoridades municipais e estaduais, pioneiros e a comunidade em geral participaram das comemorações.

O desfile foi organizado em três partes. Primeiro desfilaram os componentes da ala militar, formada por cinco grupos. Na sequência, a ala temática, composta por artistas maringaenses, que mostrou as obras de Oscar Niemeyer, escolhido por representar o conceito de arquitetura arte. E por fim, os convidados, em que participaram 29 entidades e associações.

Entre as obras que inspiraram as alas e carros alegóricos da parte temática estão o Complexo da Pampulha, a Catedral de Brasília, o Museu De Arte de Curitiba e o Sambódromo do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.

Oscar Niemeyer

Considerado o poeta do concreto, Oscar Niemeyer tem 103 anos e fez com que a moderna arquitetura brasileira fosse reconhecida em todo o mundo. O artista tem projetos executados em vários estados e países. O arquiteto foi um dos projetistas de Brasília e também traçou curvas e retas no Paraná. Em 2001, ele projetou o museu curitibano que leva o nome dele e que é conhecido pelo grande "Olho" de concreto e vidro.

FICHA TÉCNICA
Ala Militar:
Tiro de Guerra
4º Batalhão da Polícia Militar
4ª Companhia da Polícia Rodoviária
5º Grupamento do Corpo de Bombeiros
Guarda Municipal
Ala Temática:
1ª Ala – Comissão de Frente – “Atemporal”
Esta ala será representada por 40 bailarinos e 10 atores com perna de pau, com figurinos futuristas representando a arquitetura contemporânea de Niemeyer. Os bailarinos utilizarão fitas para representar os traços no ar em movimentos, características de seus desenhos. Os figurinos futuristas devem apresentar formas modernas, estilizados com traços imaginários remetendo aos esboços e estudos do arquiteto.
2ª Ala – Carro Alegórico Abre Alas – “Prancheta Gigante”
Esta ala terá um carro alegórico simbolizando uma prancheta gigante que irá alternar vários desenhos em movimentos indicando os projetos de Oscar Niemeyer. As folhas serão repaginadas por quatro atores representando o próprio arquiteto.
3ª Ala – Carro Alegórico – “Complexo da Pampulha”
Um carro alegórico representando a Igreja de São Francisco de Assis na cidade de Belo Horizonte - MG conhecida como “Igreja da Pampulha” inaugurada em 1944, esta é uma de suas primeiras grandes consagrações no Brasil e foi também um de seus projetos mais polêmicos por conter em seu interior um mural moderno pintado por Cândido Portinari.
4ª Ala – “Ala das Borboletas”
Esta Ala será composta por 30 crianças com figurinos e alegorias de borboletas (em bicicletas ou patins) e 30 crianças com figurino de aviador e alegorias de aviõezinhos, representando o plano piloto de Brasília que vistos por muitos como um avião, porém na visão do seu criador, o também Arquiteto Lúcio Costas, representa uma borboleta.
5ª Ala – “Carro Alegórico da Catedral de Brasília”
Esta ala representa uma de suas obras mais marcantes da cidade de Brasília.
6ª Ala – “Bailarinas”
Esta ala irá representar a Bailarina em seus movimentos exposta no mural do Museu Oscar Niemeyer, um dos símbolos de representatividade do Museu, homenageando as Artes Cênicas/Dança.
7ª Ala – “Carro Alegórico M.O.N.”
Um Carro alegórico representando o Museu De Arte de Curitiba, conhecido como “Olho”.
8ª Ala – “Ala do Sambódromo”
Esta ala será representada por um tripé representando o Portal do Sambódromo (criação de Niemeyer) por onde desfila as escolas de samba do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.
9ª Ala – “Ala do Carnaval”
Esta ala será representada por 50 atores e bailarinos com fantasias carnavalescas, simbolizando esta grande festa popular que é o carnaval.
Ala de Convidados:
Misses
Ganhadores do 1º Concurso Galã Negro – Tiago Costa Macedo e Rafaela Miranda
Garotas Country
Secretaria da Mulher
Grupo Folclórico Português “Os Lusíadas”
Escola Municipal Professora Piveni Piassi de Moraes
APAE
Grupo Folclórico Ucraniano Verkovena
Escola de Filosofia Clássica A Maneira Nova Acrópole
AMCF – Academia Maringaense de Cultura Física
Banda de Música Branca da Mota Fernandes
Colégio Estadual João de Faria Pioli
ACEMA
Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena
Centro Cultural Jhamayka
Grupo Anjos da Guarda – Bumba Meu Boi
Comunidade Peruana de Maringá
Comunidade Peruana de Maringá
Grupo Folclórico Alemão Grunne Stad
Os Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista
Grupo de Escoteiros Novo Horizonte
Grupo de Escoteiros Verde Canção
Associação Anjos dos Animais
Banda Marcial Bammusf
Movimento Vamos Pedalar Maringá – cilistas
Cobra Moto Clube
Clube dos Carros Antigos
Clube dos Gaioleiros e Jipeiros
CTG – Centro de Tradições Gaúchas
Sociedade Rural de Maringá