SEGURANÇA

Prefeitura implanta, em caráter experimental, fase para pedestre nos semáforos da São Paulo

A Secretaria dos Transportes do município (Setran), por meio da Gerência de Engenharia e Tráfego, está realizando estudos para viabilizar melhorias para pedestre na travessia dos cruzamentos.

O trecho selecionado para esse estudo foi a avenida São Paulo por apresentar acentuados riscos de acidentes nos cruzamentos.

Em caráter experimental, a Setran inseriu o tempo exclusivo para pedestres nos semáforos dos sete cruzamentos da avenida São Paulo, entre as avenidas Tirandentes e Tamandaré.

É a primeira vez na história da cidade que é implantada nos semáforos uma fase específica para pedestre.

Com isso, a Setran também estuda a possibilidade de uma

otimização do ajuste do melhor tempo desses semáforos, a fim de garantir que o pedestre atravesse na faixa com mais segurança.

Como base para o estudo também estão sendo avaliados o número de veículos que trafegam na avenida, fluxo de pessoas e estatística de atropelamento.

"O objetivo é garantir ao pedestre o que lhe é de direito: o respeito à vida, reforçando o compromisso da administração Silvio Barros de preservar vidas no trânsito.

É o resgate da cidadania do pedestre", avalia o diretor de trânsito do município, Luis Miura.

A expectativa é, por meio de um tempo mais apropriado, que o pedestre possa fazer a travessia com mais segurança, reduzindo, assim, o número de atropelamentos.

Segundo dados da Coordenadoria de Estatística de trânsito

do município, 43% dos óbitos no trânsito, são decorrentes de atropelamentos e 73% das pessoas atropeladas têm mais de 50 anos.

Pmm