EVENTO

Maringá pode receber seleções durante a Copa

Doze cidades do interior do Paraná têm potencial para receber delegações estrangeiras durante a fase preparatória para a Copa do Mundo do Brasil. Os locais foram pré-selecionados pela Fifa com base nas visitas técnicas realizadas por uma comissão liderada pelo secretário estadual para Assuntos da Copa de 2014, Mario Celso Cunha, e composta por uma equipe do Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba (IPPUC) e de representantes da Secretaria de Estado do Turismo.

Todas as cidades foram escolhidas em função da infraestrutura urbana, rede hoteleira e, principalmente, em virtude dos Centros de Treinamentos (CT) disponíveis. “Os CTs servirão de base para as seleções que forem classificadas para a Copa”, informa o secretário Mario Celso, lembrando que o objetivo da Fifa é indicar 90 Centros de Treinamentos de todo o Brasil para os países classificados para o mundial.

A lista divulgada pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, braço da FIFA no Brasil, inclui 145 locais. São Paulo tem o maior número de indicações, com 64 opções, seguido do Paraná e Rio Grande do Sul, com 12 indicações.

Entre as cidades paranaenses estão: Cascavel (Estádio Olímpico), Foz do Iguaçu (Estádio do ABC e Parque Tecnológico de Itaipu), Londrina (Estádio do Café, CT SMSports e CT PSTC), Maringá (Estádio Willie Davis), Paranavaí (Estádio Waldemiro Wagner), Paranaguá (Estádio Gigante do Itiberê), São José dos Pinhais (Paraná Golf e Estádio do Pinhão) e Curitiba(Clube Bosch).

Os Centros de Treinamento dos times da capital - Atlético, Coritiba, Paraná e Corinthians Paranaense -, estão em outra categoria e serão usados como Campos Oficiais de Treinamento, em vésperas de jogos.

Na avaliação de Mario Celso, é importante a indicação dos municípios paranaenses no relatório oficial do Comitê Organizador da Copa.”A simples citação das cidades indicadas passa a dar visibilidade ao Estado, mostrando que estamos preparados para receber delegações internacionais com acomodações de qualidade”, avaliou.