SEGURANÇA

Operações da Aifu aumentam segurança pública em Maringá

Fiscalizar os estabelecimentos comerciais e detectar irregularidades que impeçam o funcionamento legal das empresas são os objetivos da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), realizada desde 2005. Trata-se de uma ação pioneira no interior do Paraná, já que em outras cidades a Aifu realiza apenas operações extraordinárias. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá.

Participam das ações as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb), Justiça Estadual, fiscais da prefeitura, Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA), Setran e agentes da Guarda Municipal.

Entre as atividades desenvolvidas pela Aifu estão a fiscalização sanitária, fiscalização da venda e distribuição de bebidas alcoólicas a menores e fiscalização dos sistemas de prevenção a incêndios. Outra preocupação diz respeito à segurança pública, com a fiscalização de porte e tráfico de drogas e armas, busca por foragidos da justiça e contravenções penais, como jogo do bicho e bingo. “A Aifu faz um ‘pente fino’ nos estabelecimentos e locais de risco e nas operações sempre está presente um representante de cada área”, explica o coordenador da Aifu em Maringá, tenente Tiago Rodrigues Urbano.

Ele destaca que após o início dos trabalhos da Aifu houve uma adequação por parte dos estabelecimentos comerciais e uma maior organização do comércio para atender a população. “Houve uma melhora nas questões de saúde pública, diminuiu o número de empresas sem alvará e houve redução das ocorrências de disparo de arma de fogo”, diz.

De acordo com o tenente, entre as maiores irregularidades encontradas nas operações estão a falta de alvará, contravenções penais e problemas sanitários. “A cada operação 20% dos estabelecimentos visitados são fechados”, diz Urbano. As denúncias de irregularidades podem ser feitas no número 181.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá Conseg, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, destaca que as operações da Aifu têm a função de reeducar e coibir possíveis fraudes e atos ilegais. “Não se trata apenas de ações de repreensão e punição, mas de construção da cidadania”, diz.

Números da Aifu de janeiro a março de 2011:

Operações realizadas - 7

Estabelecimentos fiscalizados - 37

Estabelecimentos interditados - 19

Pessoas abordadas - 1101

Veículos fiscalizados - 189, dos quais 27 foram apreendidos

Notificações de trânsito - 74

Apreensões de tóxicos - 3

Pessoas presas/apreendidas - 12

Fonte: Aspirante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá Sergio Antonio Merege de Mello Filho

Assessoria de Imprensa – Conseg