MEIO AMBIENTE

Projeto de conscientização ambiental é lançado no Cesumar

Escolas municipais devem participar fazendo coleta de embalagens cartonadas.

Projeto de conscientização ambiental é lançado no Cesumar
Diretores e supervisores de escolas municipais assistem à palestra

Foi lançado ontem (24) para diretores e supervisores de escolas municipais o projeto “Fazendo Arte com Sabor”, do Instituto Cocamar em parceria com o Cesumar e a Secretaria Municipal de Educação. Com uma palestra sobre reciclagem, foi dado o ponta pé para que haja adesão de professores e estudantes ao projeto, que visa à conscientização ambiental por meio de uma gincana de coleta de embalagens tetrapak entre as escolas.

“No ano passado, o projeto funcionou como piloto e a intenção este ano é aumentar a adesão das escolas e a abrangência do trabalho, fazendo palestras, distribuindo cartilhas e levando até mesmo teatro educativo para as escolas”, explicou a coordenadora, Kaisa Abeche.

O projeto funciona da seguinte forma: a Cocamar lança a gincana de coleta de embalagens tetrapak (que pode ser de qualquer produto) e as escolas que mais recolhem ganham o “passaporte para a arte”. Professores e estudantes de Artes Visuais do Cesumar participam da parte pedagógica, levando oficinas para os estudantes, que vão de teatro de fantoche, passando por desenhos a confecção de livros artesanais.

O coordenador de Marketing da Cocamar, Diego Silveira, explicou que a ideia de recolher apenas embalagens cartonadas é porque se trata de um produto relativamente novo no Brasil em que tudo pode ser reaproveitado. Segundo ele, há várias indústrias trabalhando com esse processamento, aproveitando os componentes das caixas para fabricar desde telhas, divisórias, bancos de praças a velas, que são industrializadas a partir da parafina existente na embalagem.

Kaisa Abeche disse que o projeto tem um cunho preventivo, já que a tendência do mercado hoje é passar tudo para embalagens cartonadas, aumentando os efeitos nocivos ao meio ambiente. “Conscientizar as crianças desde cedo é uma forma de prevenção para o futuro”, destacou. No ano passado, o projeto recolheu quase 50 mil embalagens e este ano a intenção é triplicar pelo menos a quantidade. As embalagens recolhidas serão destinadas para unidades de reciclagem parceiras do projeto.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR