CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Região ganha curso inédito de segurança privada

Na opinião de executivo do setor, mercado precisa de mais pessoas qualificadas.

Região ganha curso inédito de segurança privada
Domínio das novas tecnologias está entre as competências exigidas pelo mercado

A necessidade de qualificar a gestão de segurança nas cidades, organizações em geral e privada é hoje uma realidade e frequentemente ocupa os noticiários. Neste ramo de atividade são inúmeras as oportunidades e que demandam qualificação profissional.

O setor enfrenta o desafio de manter a segurança do patrimônio privado frente ao aumento da violência, comum nos centros urbanos hoje. Na avaliação de Michel Andre Felippe Soares, diretor executivo da Patrimonium Alltech, o segmento necessita de mais profissionais qualificados para atuarem na área. "Os profissionais devem se manter atualizados com as novas tecnologias do mercado e com o conhecimento técnico para aplicar os recursos cabíveis em cada situação", diz.

A tecnologia em segurança chegou ao nível superior e agora em Maringá um novo curso focado neste segmento passa a ser ofertado pelo Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Em 2,5 anos é possível obter o diploma de tecnólogo em Gestão de Segurança Privada. É o primeiro curso do interior do estado.

A novidade foi recebida com satisfação pelos profissionais. "Esse novo curso vai permitir que eles [profissionais da segurança] possam ter acesso a conhecimentos diretamente relacionados ao segmento no qual atuam tendo disciplinas e conteúdos que atendem a demanda do mercado e necessidades do setor de segurança", aponta Soares.

Entre as disciplinas destacam-se: Empreendedorismo, Direito Penal Aplicado, Gestão da Segurança, Psicologia da Segurança, entre outras.

O profissional atua na preservação e organização da segurança em ambientes privados, seja em relação a um indivíduo ou grupos de pessoas. Este profissional planeja, opera e controla o gerenciamento da segurança privada e patrimonial fundamentado em estudos que indiquem oportunidades de intervenção em aspectos que possam colocar em risco as pessoas envolvidas em um determinado processo. "Mais do que qualidades físicas, o profissional de segurança deve desenvolver a inteligência empresarial, ser estrategista e analista", avalia o professor Adriano Rogério Goedert, responsável pela implantação do curso.

A graduação em segurança privada faz parte do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC .

ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR