Região ganha curso inédito de segurança privada
Na opinião de executivo do setor, mercado precisa de mais pessoas qualificadas.

A necessidade de qualificar a gestão de segurança nas cidades, organizações em geral e privada é hoje uma realidade e frequentemente ocupa os noticiários. Neste ramo de atividade são inúmeras as oportunidades e que demandam qualificação profissional.
O setor enfrenta o desafio de manter a segurança do patrimônio privado frente ao aumento da violência, comum nos centros urbanos hoje. Na avaliação de Michel Andre Felippe Soares, diretor executivo da Patrimonium Alltech, o segmento necessita de mais profissionais qualificados para atuarem na área. "Os profissionais devem se manter atualizados com as novas tecnologias do mercado e com o conhecimento técnico para aplicar os recursos cabíveis em cada situação", diz.
A tecnologia em segurança chegou ao nível superior e agora em Maringá um novo curso focado neste segmento passa a ser ofertado pelo Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Em 2,5 anos é possível obter o diploma de tecnólogo em Gestão de Segurança Privada. É o primeiro curso do interior do estado.
A novidade foi recebida com satisfação pelos profissionais. "Esse novo curso vai permitir que eles [profissionais da segurança] possam ter acesso a conhecimentos diretamente relacionados ao segmento no qual atuam tendo disciplinas e conteúdos que atendem a demanda do mercado e necessidades do setor de segurança", aponta Soares.
Entre as disciplinas destacam-se: Empreendedorismo, Direito Penal Aplicado, Gestão da Segurança, Psicologia da Segurança, entre outras.
O profissional atua na preservação e organização da segurança em ambientes privados, seja em relação a um indivíduo ou grupos de pessoas. Este profissional planeja, opera e controla o gerenciamento da segurança privada e patrimonial fundamentado em estudos que indiquem oportunidades de intervenção em aspectos que possam colocar em risco as pessoas envolvidas em um determinado processo. "Mais do que qualidades físicas, o profissional de segurança deve desenvolver a inteligência empresarial, ser estrategista e analista", avalia o professor Adriano Rogério Goedert, responsável pela implantação do curso.
A graduação em segurança privada faz parte do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC .
ASSESSORIA DE IMPRENSA CESUMAR
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp