VESTIBULAR

UEM realiza vestibular dos povos indígenas nesta semana

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será a sede do X Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, que acontece nos dias 16 e 17 de dezembro. O processo seletivo se divide em várias etapas. No dia 16 (quinta-feira), está prevista a aplicação da prova oral de Língua Portuguesa. No dia 17 (sexta-feira) serão aplicadas as provas de redação e interpretação de texto e ainda, as de questões objetivas, sobre Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Os trabalhos de classificação dos candidatos começam já no dia 19, com a avaliação das redações. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 10 de janeiro de 2011, na página da UEM, no endereço www.vestibular.uem.br/indigenas.

Neste ano, foram inscritos 280 índios de diversas etnias. Cada uma das sete universidades estaduais do Paraná oferece seis vagas para ser disputadas exclusivamente entre os índios do estado. A Universidade Federal do Paraná oferta dez vagas, que podem ser disputadas também por indígenas de outras regiões do Brasil.

Outras informações na UEM, bloco G-45, fones (44) 3011-8981 e 3011-4670, site www.vestibular.uem.br/indigenas ou e-mail vestibular@uem.br.

Permanência

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) também assegura a permanência dos estudantes indígenas nas instituições de ensino superior do Paraná através da concessão da Bolsa Auxílio aos Estudantes Indígenas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). O valor do benefício é de R$ 633,00 por mês. Para os indígenas que têm um filho ou mais sob guarda, há o acréscimo de 50% no valor mensal da bolsa. A garantia à bolsa e seus benefícios adicionais só é concedida aos alunos que apresentam frequência de 75% nas atividades acadêmicas.

Além desta bolsa auxílio, os alunos indígenas podem contar com o apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), criada em 2007 com a finalidade de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação nas universidades públicas do Paraná. A Cuia também realiza o trabalho de acompanhamento didático e pedagógico dos estudantes indígenas, com o propósito de viabilizar a integração desses estudantes nos cursos.