CIDADE

Silvio Barros recebe Destaque Nacional no Prêmio Prefeito Inovador de 2010

Silvio Barros recebe Destaque Nacional no Prêmio Prefeito Inovador de 2010
Destaque Nacional do Prêmio Prefeito Inovador
O prefeito Silvio Barros recebeu nesta quinta-feira (9), em São Paulo, o Prêmio Prefeito Inovador (PPI), como Destaque Nacional, que reconhece municípios que desenvolvem ações para informatizar e otimizar os serviços da administração pública. O PPI é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com a Intel do Brasil, Microsoft Brasil e Symnetics.

Os principais critérios para Maringá conquistar o prêmio, definidos pelos organizadores, é a aplicação da tecnologia da informação nas várias áreas de responsabilidade e atuação do poder público municipal. São cinco áreas básicas de análise: sócio-ambiental, econômica, responsabilidade e gestão, atendimento e atenção ao cidadão e resultados.

Maringá conquistou o prêmio pelo conjunto da obra, apresentando o desenvolvimento de programas pelo próprio município considerados superiores aos concorrentes. Entre os finalistas estavam municípios de porte, como Caxias do Sul, Macaé e Brusque e capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

Na auditoria realizada pelos promotores do PPI, todos os quesitos analisados atenderam de 70% a 100% os critérios de inovação e excelência nas áreas de aplicação, conforme determinava o regulamento do prêmio.

As inovações auditadas pelos promotores do prêmio são programas desenvolvidos pelos próprios servidores municipais para áreas prioritárias como a saúde, gestão, administração, meio ambiente e ouvidoria, além do Portal da Transparência que divulga todos os atos da administração, entre outras. São aplicativos que otimizam o trabalho dos servidores e vem refletindo no atendimento ao contribuinte e ao público em geral.

Silvio Barros dedicou o prêmio aos servidores municipais, responsáveis pelos avanços em inovações tecnológicas dentro da Prefeitura. Nesta sexta-feira, durante solenidade no Paço Municipal, o prefeito entregou o troféu aos servidores e apresentou um modelo do computador que o município recebeu de prêmio.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, defendeu que o Brasil precisa atingir patamares de países desenvolvidos. “A caminhada é enorme. Se nós sonhamos com um país realmente diferenciado, temos que trabalhar com a boa gestão”, afirmou.

Classmate PC

Como vencedora nacional do PPI, Maringá vai receber 100 computadores da linha Classmate PC equipados com processador Intel® Atom, para utilizar como ferramenta de inclusão digital. O Classmate PC é o equipamento do projeto "Um Computador por Aluno (UCA)" e tem uma ergonomia adaptada aos estudantes do ensino fundamental e para projetos de inclusão digital.

O laptop vem com um processador Celeron em um chipset 915GMS, uma tela WVXGA de 7 polegadas com 800 x 600 de resolução, 256 MB de RAM, e 1 GB de memória flash para armazenamento de dados com alta tolerância a solavancos.

O sistema virá de fábrica com o Windows XP e uma bateria de Li-ion. Junto com os computadores a Intel disponibiliza à cidade vencedora o treinamento dos monitores que vão trabalhar em salas de aulas e projetos de inclusão digital. O treinamento será realizado no início de 2011, e antes a Microsoft e a Intel vão programar uma solenidade para a entrega dos equipamentos e apresentação do projeto para a comunidade.