SAÚDE

Teste aponta excesso de sal em marcas de tender

Duas fatias de tender têm mais da metade da quantidade de sal que você deve ingerir por dia, segundo levantamento da ProTeste (entidade de defesa do consumidor).

Foram comparados os valores nutricionais -- teor de gordura, sal e carboidratos -- de seis marcas disponíveis no mercado. Todos os produtos tiveram mais de dois gramas de sal a cada 100 gramas. A ingestão máxima diária recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de cinco gramas.

O campeão em sódio foi o tender da Batavo: 3,54 gramas por porção. É também um dos que mais tem proteína. O produto da Sadia ficou em segundo lugar com 3,41 g/ 100 gramas. O terceiro lugar ficou com o tender da Rica Alimentos (3,12 g/ porção).

"O sal é um ingrediente obrigatório nesses produtos. É usado para deixar mais saboroso e também para conservação. Mas há diferenças significativas entre as marcas, o que mostra que é possível a indústria reduzir esses índices", diz Manuela Dias, nutricionista e técnica da ProTeste.

A marca que tinha menos sódio foi a Aurora, com 2,06 gramas por porção. Também foram analisadas as marcas Perdigão (2,3 g/ porção) e Seara (2,47 g/ porção).

Segundo a ProTeste, todos os produtos devem ser evitados por pessoas que têm hipertensão.

Para a nutricionista Marisa Christovam, do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo), o problema é que ninguém come só duas fatias de tender. "As pessoas comem outros pratos da ceia, que normalmente também têm altos teores de sal. Todas essas aves que já vêm temperadas têm muito sódio."

Uma dica da nutricionista é fugir dos pré-temperados ou prontos para o consumo. "Prefira aves e carnes sem tempero para preparo em casa", afirma.

Quem não tem hipertensão não precisa de preocupar, já que os produtos só são consumidos durante as festas de fim de ano.

OUTRO LADO

De acordo com a BRF Brasil Foods, fabricante do tender da Batavo e da Perdigão, "a empresa tem realizado estudos para a redução de sódio nos produtos industrializados para manter o sabor e apresentar opções diversificadas. A empresa também já disponibiliza outros produtos com características e formulações diversas."

A Sadia informou que está estudando alternativas para diminuir a utilização do sódio em seus produtos. "Em 2008, o Tender Sadia já passou por uma redução do sódio em sua composição e, no momento, o produto está novamente em estudo para mais uma redução desse índice. Porém, o processo envolve prazos relativamente longos de adaptação, já que o sódio tem um importante papel na conservação e realce do sabor dos alimentos."

A Seara declarou que "os níveis atuais praticados estão de acordo com a legislação vigente, além de conferir sabor característico a essa categoria de produto."

Segundo a Aurora, o produto tem menos sódio do que o relatado pela ProTeste. "Estamos trabalhando para reduzir as quantidades da substância de forma gradativa, sem perder a aceitação no mercado."

A Rica Alimentos disse que o "tender Rica e o Sadia foram os melhores avaliados, porém o Rica ainda tem um preço mais baixo para o consumidor do Rio de Janeiro."
Folha.com