MEIO AMBIENTE

Feira do Produtor lança projeto ambiental

A Associação da Feira do Produtor de Maringá lançou nesta terça-feira (23), em parceria com o Provopar, um projeto ambiental que pretende retirar apenas na primeira fase 52 mil sacolas plásticas do meio ambiente ao mês. A partir da edição desta quarta-feira, os produtores que participam da feira começam a vender sacolas retornáveis, a R$ 5,00, com parte da renda revertida a projetos sociais através do Provopar.

Nesta primeira etapa serão 1,3 mil sacolas, que pelos cálculos da associação depois de colocadas no mercado vão substituir mais de 620 mil sacolas plásticas em um ano. “São sacolas práticas e bonitas pois queremos incentivar o uso delas também no dia a dia das pessoas”, adiantou o presidente da Associação da Feira do Produtor, José Márcio Franciscato.

Ele lembra que o projeto é “uma semente” que os produtores estão plantando para gerar frutos na preservação ambiental. O agrônomo Jorge Ogasawara, da Emater e coordenador da Feira do Produtor, explicou que a associação não visa lucros, por isso a parceria com o Provopar.

Há anos, segundo Ogasawara, surgiu a ideia de substituir as sacolas plásticas. Iniciativa que evoluiu com a parceria com o Provopar. “Os produtores se juntaram, fizeram uma economia para produzir o primeiro lote e agora vamos destinar parte do valor da venda para confeccionar novas sacolas retornáveis”, explicou.

As sacolas começam a ser vendidas na feira desta quarta, a R$ 5,00 a peça. O agrônomo Jorge Ogasawara explica que as sacolas são confeccionadas em material lavável, que garante maior durabilidade e higiene. A Associação da Feira do Produtor reúne 133 produtores, com uma média de 125 que participam regularmente das feiras realizadas às quartas e sábados no estacionamento do Estádio Willie Davids.