ESPORTE

Atleta maringaense bate recorde no salto em altura feminino

Atleta maringaense bate recorde no salto em altura feminino
Ana Paula nas Olimpíadas Escolares
Cerca de quinhentas pessoas entre atletas, técnicos, e o público em geral pararam para assistir a atelta maringaense Ana Paula Caetano de Oliveira, de 14 anos, conquistar o bicampeonato do salto em altura e bater o recorde das Olimpíadas Escolares, realizada em Fortaleza (CE), no final de semana. Ana Paula é aluna do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, mora no Miosótis, treina na pista de atletismo do Estádio Willie Davids e o técnico dela é o professor Mauro Inádio De Paula.

"Treinei muito para isso. O salto foi suficiente para ganhar o ouro e quebrar o recorde da competição, mas eu poderia ter feito melhor. Faltou um pouco mais de concentração", afirmou ela. A jovem, que tem como melhor salto a marca de 1m70, saltou 1m64, batendo o melhor marca da competição, que era de 1m63, de Monique Vermeling, de Santa Catarina, conquistado nas Olimpíadas Escolares de Brasília, em 2005.

Ana Paula começou a praticar o atletismo aos nove anos de idade. Até então, a maringaense se dedicava à natação. "O inverno lá é muito rigoroso e como a piscina não era aquecida, ficava praticamente impossível a gente treinar, daí nosso treinador sugeriu o atletismo. Tentei quase todas as provas, até me encontrar com o salto em altura", revelou ela que, no ano passado, assistiu às provas do atletismo das Olimpíadas Escolares, etapa de 15 a 17 anos, realizadas em Maringá (PR).

Ao comemorar a medalha de ouro, Ana Paula era emoção pura. "Pensei a semana inteira em como seria conquistar novamente a medalha de ouro. Programei até um discurso, mas o prazer é tão grande que eu esqueci até o que ia falar", brincou a atleta, que no ano passado também venceu a prova, nas Olimpíadas Escolares, etapa de 12 a 14 anos, realizada em Poços de Caldas (MG), e que sonha poder, quem sabe, enfrentar a mulher que é seu ídolo maior no esporte, a croata Blanka Vlasic, atual bicampeã mundial.

Fecharam o pódio a mineira Jenifer Vieira, de 13 anos, da Escola Álvaro Botelho, de Lavras, com 1m55, com a medalha de prata, e Jessica Cândido, de 14 anos, da Escola Orlando França, de Bebedouro (SP), com 1m52, que ficou com o bronze.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.
PMM