POPULAÇÃO

Maringá oferece programas para combater a violência contra o idoso

Maringá conta atualmente com uma população estimada em 325.968 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2007. Deste número, 10% são idosos que dispõem de uma política social que combate a violência e promove a inclusão e proteção social.

Nesta terça-feira (15) comemora-se o Dia Mundial de Combate Contra a Violência do Idoso e o município oferece programas e projetos específicos que buscam possibilidades de reduzir a violência doméstica e para que o isolamento não seja um fator de exclusão social.

Estas ações cumprem a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso que asseguram os direitos fundamentais da pessoa idosa, sendo obrigação da família, sociedade e do poder público garantir a vida, saúde, alimentação, educação, cultura, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária, resguardando sua integridade física e psíquica.

Além dos programas e projetos, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Sasc, mantém uma equipe técnica composta de assistentes sociais e psicólogos para atendimento e encaminhamento das denúncias que tem demanda considerável. Outras secretarias municipais como Esportes e Lazer e Saúde também desenvolvem programas voltados aos idosos, com destaque para a implantação das Academias da Terceira Idade que apresentam resultados positivos na melhora na qualidade de vida e diminuição da retirada de medicamentos nos postos de saúde.

Para combater a violência contra idosos a equipe técnica da Sasc realiza atividades que priorizam a garantia de direitos e por ser um trabalho complexo, requer gestão compartilhada com o Ministério Público, Poder Judiciário e demais instâncias das políticas públicas.

Para a secretária da Sasc, Bernadete Barusso, a violência contra o idoso materializada em maus-tratos físicos e psicológicos, abandono, omissão, negligência e em suas diversas dimensões, pode e deve ser evitada e reduzida e, para isso, existe um empenho para a efetivação de políticas públicas, mobilização da opinião pública e controle social.

Atendimento

A idosa L.M.S, de 76 anos, mora na Casa Lar Benedito Franchini há quatro meses. Ela foi encaminhada ao abrigo pelo Ministério Público, por se encontrar em situação de abandono familiar. “Gosto muito daqui porque as pessoas nos tratam muito bem. Este lugar é melhor do que a minha casa”, comenta entusiasmada.

Ela também conta que morava com um filho portador de deficiência física e tem mais um filho que está casado. “Como a minha casa estava em condições precárias e eu preciso me locomover com um andador, a Promotoria pediu para que eu ficasse aqui até que esta situação seja resolvida.”

A Casa Lar Benedito Franchini é um abrigo de longa permanência com capacidade para 12 pessoas e atende idosos sem vínculo familiar ou vitimizados por violação de seus direitos.

A Gerência de Proteção Social Especial da Sasc também oferece o Serviço de Atendimento a Denúncias de Violação de Direitos, que atende vítimas de violência, em conjunto com o Ministério Público; o Condomínio Morada do Sol que consiste em oito moradias para até dois idosos cada uma; e o Centro-Dia, programa de permanência durante o dia, com capacidade de atendimento para 65 idosos.

Além dos programas da rede governamental o município conta com a rede socioassistencial que mantém o Asilo São Vicente de Paulo, Lar dos Velhinhos e diversos grupos da terceira idade.

PMM