SAÚDE

Mulheres já são 47,3% dos adultos com HIV, diz ONU

Foi registrado um aumento no número de portadores do vírus HIV em todo o mundo, chegando a um total de 39,1 milhões.

Mulheres já são 47,3% dos adultos com HIV, diz ONU

O crescimento foi maior entre as mulheres, que representam neste ano 47,3% do total de adultos com HIV, uma incidência recorde. As mulheres com o HIV são 17,6 milhões, de um total de 37,2 milhões de adultos.

Nos últimos dois anos, a incidência de mulheres com HIV tem aumentado em todas as regiões do globo. No Brasil, segundo o relatório, também houve um aumento de casos entre as mulheres, devido ao crescimento no número de casos de transmissão do vírus em relações heterosexuais.

Foram registrados na América Latina cerca de 240 mil novos casos.

De acordo com o relatório da Unaids, cerca de 3,1 milhões de pessoas morreram vítimas da Aids em todo mundo. Só na América Latina foram 95 mil.

Dentro do quadro global, a África subsaariana é a região mais afetada pela epidemia. São cerca de 25,4 milhões de pessoas infectadas, entre adultos e crianças, mais do que a metade do total mundial.

Os levantamentos da Unaids mostram que o número de novos casos de Aids na região em 2004 devem estar em torno de 3,1 milhões. Além disso, o número de mortes este ano deve ficar em torno de 2,3 milhões.

Brasil

O Brasil, segundo a Unaids, concentra um terço dos casos de Aids da América Latina.

O relatório alerta para o fato que a transmissão através do uso de drogas injetáveis "não pode ser subestimada" no Brasil.

Em algumas áreas, segundo a Unaids, a transmissão do vírus HIV entre usuários de drogas representa pelo menos a metade dos casos de Aids.

Em 2003, por exemplo, o número de casos de contaminação entre usuários de drogas injetáveis em Porto Alegre representava 64% do número de casos na cidade.

África

A África do Sul continua sendo o país com o maior número de pessoas infectadas com o vírus HIV no mundo.

A estimativa, segundo o relatório da Unaids, é que, no final de 2003, aproximadamente 5,3 milhões de pessoas eram portadoras do vírus no país, sendo a maioria mulheres (2,9 milhões).

O relatório lamenta o fato de que o número de infectados não vem caindo no país. Alem disso, o número de casos de Aids entre jovens grávidas também vem crescendo.

Em toda a região subsaariana, o número de mulheres infectadas vem crescendo. Para cada 10 homens infectados na região, existem 13 mulheres portadoras do vírus.

O documento também ressalta o combate a Aids em alguns países do leste da África. O combate ao vírus em Uganda é um dos trabalhos mais elogiados. No início da década de 90, o país tinha cerca de 13% da população infectada pelo vírus. No final de 2003, esse número caiu para uma média de 4,1% da população.

O Quênia também é apontado como um dos países onde a incidência do HIV vem caindo desde o início da década de 90.

 

BBC