CIDADE

Prevenção à dengue deve ser contínua mesmo com baixas temperaturas

A queda na temperatura em Maringá não deve ser considerada uma trégua na luta contra a dengue. Pelo contrário, é época de prevenção para que no verão não haja problemas com a doença. Para isso vigilantes ambientais prosseguem ininterruptamente o trabalho de visitas, verificação e destruição de focos e de orientação, porém a população tem que dar sua parcela de contribuição, cuidando de sua residência e vizinhança.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi reforça que a dengue deve ser comparada com a fábula da cigarra e da formiga: “enquanto naquela história a formiga trabalha o verão todo para ter provimento no inverno, temos que fazer o oposto e trabalhar muito no inverno para que no verão não tenhamos problemas com a dengue”.

Para prevenir a incidência do mosquito da dengue é preciso tomar alguns cuidados diários:

• Pneus que não estiverem sendo usados precisam permanecer secos e em local coberto, abrigado de chuva. Muros com cacos de vidro que possam acumular água devem ficar cheios de areia.

• Pequenos objetos, como tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis, por menor que sejam e que possam acumular água, assim como latas, garrafas, potes e outros recipientes sem uso, devem ser jogados no lixo e não em quintais e terrenos baldios.

• Latões, poços, cisternas, caixas d’água e outros depósitos de água para ser consumida têm que ficar fechados. Os que não têm tampa própria devem ser vedados com tela fina.
• Plantas que precisam ser cultivadas em jarros com água devem ser evitadas. As plantadas em vasos com terra precisam ter areia nos pratos dos vasos de plantas. Bromélias e outras plantas que acumulam água devem ser verificadas diariamente, pois podem tornar-se criadouros de mosquitos.

• Piscinas têm que ser tratadas com cloro e ser limpas pelo menos uma vez por semana. Em caso de não serem usadas, devem permanecer cobertas ou vazias.

• Reservatórios de água externos de geladeira, bandejas de ar condicionado e suportes de garrafão de água mineral devem ser lavados com bucha. Assim também deve ser o procedimento com vasilhames para água de animais domésticos, pelo menos duas vezes por semana.

• As lajes devem ser mantidas limpas e secas, assim como as calhas, que devem ser desentupidas para facilitar o escoamento da água.

• Lagos, cascatas e espelho d’água decorativos também precisam ser mantidos limpos. A água deve ser tratada com cloro.

• Ralos de cozinha, banheiro, sauna e ducha, devem permanecer desentupidos. Se não forem usados devem ser mantidos fechados, assim como a tampa dos vasos sanitários sempre fechadas. Em banheiros pouco usados a descarga deve ser dada uma vez por semana.

• Em cemitérios colocar terra ou areia nas floreiras e jardineiras.