CIDADE

Leito da ferrovia já atinge nove metros de rebaixamento

O leito da ferrovia que atravessa a cidade já foi rebaixado em nove metros no ponto atualmente mais elevado do trecho de 1.980 metros de extensão compreendido entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques.O rebaixamento dos trilhos a uma altura diferenciada do restante do trajeto é executado nas proximidades do cruzamento da via férrea com a Avenida Tuiuti, onde será construído o primeiro dos quatro viadutos previstos para o percurso até o início do túnel, na Avenida Pedro Taques.

Além do cruzamento com a Tuiuti, os viadutos serão construídos também sobre a ferrovia nos cruzamentos com as avenidas Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças. A medida irá possibilitar a ligação entre as avenidas Colombo e Mauá – localizadas respectivamente nos setores norte e sul da cidade – hoje separados pelo barranco da linha férrea.

Muro lateral

Enquanto executam as obras de rebaixamento do leito da ferrovia, máquinas e operários trabalham também na construção do muro de contenção lateral norte, no sentido Tuiuti-Pedro Taques.

A obra é desenvolvida no sentido oposto ao muro que vem sendo construído a partir da entrada do túnel do Novo Centro.Depois de concluído o muro lateral norte, será assentado um desvio provisório de trilhos para que os mesmos procedimentos técnicos sejam iniciados no lado sul da ferrovia.

As laterais dos dois muros darão sustentação às pistas norte e sul da Avenida Horácio Raccanello Filho, que passará a integrar a futura Supervia Leste-Oeste.

Conforme o cronograma da obra, o rebaixamento do trecho da via férrea estará pronto no final de 2008, incluindo a construção dos quatro viadutos.

Serviço__________________________________________________

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)

PMM