ESPORTE

Academia da Terceira Idade é destaque em Nova Odessa (SP)

A Academia da Terceira Idade - ATI, projeto inédito no Brasil, inspirado no modelo de Pequim - China, e que teve Maringá como pioneira na iniciativa, foi destaque durante encontro realizado no mês passado (maio) na cidade de Nova Odessa (SP), entre representantes da Prefeitura Municipal de Tatuí (SP), Sumaré e Americana. O encontro teve como objetivo apresentar as ATIs, para que os participantes pudessem saber mais detalhes sobre o projeto e viabilizar unidades para seus municípios.

Maringá já conta com 14 unidades, sendo 13 fixas e uma móvel montada em um ônibus adaptado que percorre os bairros que ainda não contam com as ATIs.

Das cidade participantes no encontro, Nova Odessa, adotou a inicitiva e instalará a Academia com o nome Academia da Melhor Idade – AMI, a primeira Academia ao ar livre pública da cidade. A solenidade de inauguração está marcada para a próxima segunda-feira (25), às 16 horas, no local escolhido para abrigar os equipamentos, que fica ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia, na Rua Aristides Bassora, 301, Bosque dos Cedros.

Esta será a primeira academia no Estado de São Paulo e busca promover a saúde preventiva, o lazer e inclusão social, principalmente de pessoas da Terceira Idade.

A Prefeitura de Nova Odessa está arcando com os custos do primeiro conjunto de aparelhos adaptados, mas espera que o projeto não pare por aí. “Também existe expectativa de que algumas dessas academias sejam instaladas em outros locais da cidade, através de parcerias com empresas privadas locais e regionais”, destacou o coordenador municipal de Saúde, José Adriano de Sordi.

O coordenador parabenizou a administração de Maringá pela iniciativa, que vem despertando interesse em outros municípios. “O prefeito Silvio Barros foi muito feliz em adotar um projeto que proporciona melhores condições gerais de vida ao usuário da terceira idade além de conscientizar aqueles que não praticam atividades físicas”.

Outra cidade presente no encontro e que também pretende instalar a Academia em breve em seu município será Tatuí, cujos representantes, ao conhecer o projeto, ficaram entusiasmados e destacaram que essa é uma excelente oportunidade de oferecer mais saúde, esporte e lazer à população.

ATIs

A administração municipal de Maringá pretende inaugurar uma ATI por mês, até o final do mandato. A iniciativa é inédita no Brasil e vem despertando interesse de muitos municípios por todo o país. Em agosto as ATIs foram apresentadas durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Rio de Janeiro, no estande de Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.

Recentemente, em uma mostra de Maringá em Brasília, prefeitos de cidades de diversas regiões conheceram alguns dos aparelhos das ATIs e se interessaram pela proposta implantada em Maringá. As academias são uma das ações que incluem Maringá entre os 30 municípios brasileiros a fazerem parte da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, e ser a única do Paraná nesta categoria.

Em Pequim, na China, as academias foram implantadas há 10 anos e hoje somam mais de 2,5 milhões de adeptos. Cada unidade da ATI tem 10 aparelhos. Com isso, é possível fazer exercícios para fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria de músculos do corpo humano. A grande vantagem da Academia da Terceira Idade é que o ritmo e a quantidade é deteminada pelo praticante. A maioria dos aparelhos usa a força da pessoa para movimentá-lo.

Apesar da facilidade da prática dos exercícios, as pessoas são acompanhadas por profissionais das secretarias municipais da Saúde e dos Esportes e Lazer. Professores de Educação Física, fisioterapeutas, enfermeiras e geriatras, orientam sobre qual a maneira correta de se usar os equipamentos da ATI.

PMM